No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
90 anos. 90 velas. 90 e muitas histórias. É nisto que o presidente do Canas de Senhorim se agarra para continuar o percurso da equipa do concelho de Nelas. Rui Ribeiro lidera o Canas de Senhorim há meio ano e já traçou algumas metas para o futuro. A primeira é uma aposta cada vez maior na formação. “Acredito que dará frutos no futuro. Temos de dar um passo à frente e estamos a criar um projeto forte nesse sentido, que leva o seu tempo. A maior parte dos títulos foram ganhos pela formação”, recorda.
O presidente do Canas de Senhorim ambiciona ainda ter um relvado sintético que permita dar mais condições às equipas para treinar e, por outro lado, gerir melhor as finanças do Desportivo de Canas de Senhorim. “Queremos apostar num relvado sintético, porque o custo de manutenção de um relvado natural complica as nossas contas. A aposta é essa”, revela ao Jornal do Centro.
Uma meta que espera ver atingida dentro de cinco anos. “Não podemos falar em prazos para termos o relvado sintético. O que posso dizer é que a direção tudo fará para ultrapassar a burocracia. Acredito que antes dos 95 anos de clube temos esse projeto concluído”, refere o presidente.
Rui Ribeiro aponta também à continuidade do Canas de Senhorim entre os maiores do futebol distrital. “Com muito custo temos conseguido manter-nos na Divisão de Honra. Vamos lutando. Este é um clube de alma, de raça. Talvez seja por isso que temos conseguido estar entre os maiores clubes da Associação de Futebol de Viseu”, sustenta.
A equipa sénior compete na Divisão de Honra e está em 16º lugar, abaixo da linha de água, quando estão decorridas 15 de 34 jornadas. O presidente do Canas de Senhorim confia na união dos sócios e adeptos para resolver esta e outras questões no clube. “Sinto que, depois de um período recente mais complicado para o clube, as pessoas voltaram, estão mais ligadas e unidas. E isso é positivo, especialmente quando comemoramos 90 anos”, ressalva.
O líder do Canas de Senhorim recorda que é no clube do concelho de Nelas que “mora” a primeira Taça Sócios de Mérito da Associação de Futebol de Viseu, conquistada em 1979. Atualmente, o Canas de Senhorim tem cerca de 600 sócios, nem todos pagantes.
“Agradeço aos associados e quero que esta ligação se fortaleça cada vez mais e que o velho Desportivo de Canas de Senhorim esteja de volta. Os nossos adversários tinham sempre muitas dificuldades a jogar cá: não só pela qualidade das nossas equipas, como por causa do ambiente que vinha das bancadas”, reforça.
No lugar mais alto da presidência do clube há seis meses, Rui Ribeiro assume que encontrou dificuldades quando chegou ao Canas, mas aplaude o trabalho feito pela direção anterior que, defende, “prestou um serviço enorme ao clube, com muito sacrifício”.
A equipa sénior do Canas de Senhorim tem este fim de semana, na jornada 16 da Divisão de Honra, um dérbi, um dos mais apaixonantes jogos do futebol distrital. O Canas recebe o Nelas. E a paixão dos adeptos por estes dois clubes vai estar no auge a partir das três da tarde de domingo, dia 14 de janeiro. Há apenas dois pontos a separar as duas equipas, com vantagem para o Nelas.