5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Caramulo Motorfestival ‘lança’ mais quatro pilotos

Caramulo Motorfestival ‘lança’ mais quatro pilotos

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Caramulo Motorfestival ‘lança’ mais quatro pilotos

O Caramulo Motorfestival anunciou recentemente a presença de mais quatro pilotos que irão marcar presença no regresso do evento. Francisco Sande e Castro, Manuel Gião, Pedro Salvador e Rui Ramalho são os mais recentes nomes que irão fazer parte do plantel de pilotos da 17.ª edição do evento automóvel, que decorre nos próximos dias 2, 3 e 4 de setembro.

Segundo a organização, Manuel Gião é considerado “um dos pilotos portugueses de velocidade mais bem-sucedidos a nível internacional”. O piloto tem uma carreira dividida entre as fórmulas e o turismo, tendo competido em provas como a Fórmula 3, o Internacional Open GT e o SEAT León Eurocup.

“A sua persistência em tentar alcançar o degrau máximo do automobilismo, a Fórmula 1, levou-o por caminhos tão distintos como a Super Fórmula, a Fórmula Nissan ou a Fórmula 3000 Italiana”, acrescentam os promotores do Caramulo Motorfestival. A melhor prestação de Manuel Gião ocorreu na prova Fórmula Nissan, onde competiu com o campeão de Fórmula 1 Fernando Alonso e se sagrou vice-campeão. Manuel Gião mudou para as competições GT em 2004 e participou nas 24 Horas de Daytona.

Já Francisco Sande e Castro começou a correr em motos com 17 anos, tendo-se estreado nos automóveis dois anos mais tarde. Nas duas rodas, o piloto venceu várias corridas em Portugal e chegou a ficar em segundo lugar no Campeonato Nacional Inglês da modalidade, em Brands Hatch.

Francisco Sande e Castro também venceu dezenas de corridas, a maioria em troféus monomarca, incluindo o Troféu Citroën em 1991 e 1993 e o Volkswagen em 1996. Chegou a participar em três competições diferentes no mesmo ano e foi o único piloto português que venceu corridas de três marcas diferentes no mesmo fim de semana. Também participou duas vezes no rali Paris-Dakar.

Já com a velocidade a correr-lhe no sangue desde muito jovem, Pedro Salvador estreou-se no mundo da competição deu-se em 1994, com apenas 16 anos, no Campeonato Nacional de Fórmula Ford. O piloto conseguiu o seu primeiro título absoluto em 2000, quando venceu a Fórmula Novis By Ford. Em 2006 começou a competir no Campeonato Nacional de Montanha e, no ano seguinte, sagrou-se campeão pela primeira vez. Um feito que repetiu em 2008, 2009, 2012 e 2016. Já percorreu várias vezes o traçado da Rampa do Caramulo.

Rui Ramalho conquistou por dois anos consecutivos o Campeonato de Portugal de Montanha, em 2017 e 2018, e detém o recorde do traçado da Rampa do Caramulo, estabelecido em 2017. O piloto subirá a Rampa Histórica Michelin ao volante do Mini de Grupo 5 da PR Miniracing, equipa que liderava com o seu irmão, Paulo Ramalho.

O bicampeão mundial de Fórmula 1, o brasileiro Emerson Fittipaldi, também vai estar presente no Caramulo Motorfestival, onde também vão estar outros nomes como Rui Madeira, Nuno Rodrigues da Silva, Rita Vieira e Veloso Amaral.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar