Sem esquecer o passado e procurando atrair novos públicos, é assim que…
Neste terceiro dia de BTL, a CIM Viseu Dão Lafões brilhou com…
A Turismo Centro de Portugal esteve, uma vez mais, no centro das…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
O Carnaval já se festeja no distrito de Viseu. Este fim de semana e segunda-feira, o Entrudo foi sendo celebrado nos lugares mais célebres da região nesta altura do ano.
Em Cabanas de Viriato (concelho de Carregal do Sal), a Dança dos Cus começou a ser feita esta tarde (3 de março), apesar da chuva.
Já no domingo (dia 2), foi a vez das crianças de Cabanas fazerem festa com o Carnaval da Criança. Mas há muito mais para ver no corso. Esta noite, há jantar na Tenda Louca e, na terça-feira de Carnaval (dia 4), há mais Dança dos Cus a partir das 15h00.
Nelas e Canas de Senhorim
Em Nelas, o ambiente também é de festa. Ontem, foram muitos os foliões do Bairro da Igreja e do Cimo do Povo que desfilaram pelas ruas da vila e apresentaram um espetáculo de cor, música e movimento. Figurantes e corsos encheram as ruas, depois de meses de trabalho para esta altura carnavalesca.
Esta terça-feira, vai haver novo desfile a partir das 15h00, seguido da tradicional Troca de Rainhas às 17h00 na Praça do Município. Na quarta-feira, o Entrudo vai ser queimado às 22h00.
No mesmo concelho, mas em Canas de Senhorim, a alegria e a folia também estão a contagiar a vila. Os foliões do Paço e do Rossio desfilaram este domingo e voltam a fazê-lo na terça-feira, a partir das 14h30. O dia de amanhã vai culminar com o tradicional Despique entre os dois bairros às 18h00 nas Quatro Esquinas de Canas. O Carnaval de Canas termina na quarta com a Batatada às 20h00 e a Queima do Entrudo às 22h00, no Paço e no Rossio.
Lamego
E, em Lamego, o desfile do Entrudo de Lazarim voltou a ser contemplado no domingo por milhares de pessoas vindas de todo o país e até dos quatro cantos do mundo. A invasão dos tradicionais caretos pelas ruas foi o ponto mais alto do corso.
O Entrudo de Lazarim continua até terça-feira, dia em que as novas máscaras saem à rua pela primeira vez, num momento marcado para as 15h00. Meia hora depois, os testamentos da “comadre” e do “compadre” são lidos perante todos os presentes. Os caretos vão andar em cortejo, acompanhados pelo Grupo de Bombos de Lazarim, a partir das 16h30. O “compadre” e a “comadre” vão ser queimados às 17h00, seguindo-se o concurso de máscaras e fardas às 17h30 e a feijoada e caldo de farinha às 18h30.