No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Daire organiza, na próxima terça-feira (7 de março), uma ação de homenagem às vítimas de violência doméstica e famílias. A iniciativa visa assinalar o Dia de Luto Nacional em tributo às pessoas que morreram por este flagelo.
A CPCJ de Castro Daire justifica esta iniciativa pelo facto de o número de vítimas mortais devido a situações de violência doméstica continuar a ser “uma realidade social intolerável e inadmissível” e também pelo facto de esta problemática “ser uma realidade bastante presente” no concelho.
A atividade visa sensibilizar a comunidade de Castro Daire e apelá-la a “contrariar a banalização e a indiferença, homenageando e prestando um tributo às vítimas e às suas famílias e assegurando a consciencialização desta tragédia”.
A ação inclui ainda a inauguração de uma exposição que estará patente no Jardim Municipal de Castro Daire, a partir das 10h00.
As autoridades do distrito de Viseu registaram, em 2021, um aumento de 8,4 por cento no número de queixas por violência doméstica. Segundo o relatório anual de monitorização divulgado pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, a PSP e a GNR contabilizaram 886 ocorrências de violência doméstica no distrito, mais 69 em comparação com 2020.