Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Cultura » Catatua Matutina: os próximos eventos de Cultura na região de Viseu

Catatua Matutina: os próximos eventos de Cultura na região de Viseu

Do concerto que destaca o tango e a música argentina ao espetáculo que funde os grandes nomes do jazz ou o filme que narra a história de Bob Dylan, saiba quais os eventos de cultura para os próximos dias

Diogo Paredes
 Catatua Matutina: os próximos eventos de Cultura na região de Viseu - Jornal do Centro
22.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Catatua Matutina: os próximos eventos de Cultura na região de Viseu - Jornal do Centro
22.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Catatua Matutina: os próximos eventos de Cultura na região de Viseu - Jornal do Centro

Música & Dança

Quis Saber Quem Sou

Viseu, Teatro Viriato

21 mar (10h30) e 22 mar. (17h00)

Com conceção, texto e encenação de Pedro Penim, este concerto encenado tem como mote o primeiro verso da canção “E Depois do Adeus”, que marcou o momento histórico do arranque da Revolução dos Cravos. Esta canção de amor tornou-se, assim, num símbolo de liberdade. O espetáculo, a apresentar no dia 21 ao público escolar e no dia 22 ao público geral, revisita as canções da revolução, assim como as histórias pessoais das gerações que fizeram o 25 de Abril.


Salvador Sobral

Santa Comba Dão, Casa da Cultura

22 mar. (21h30)

O músico, conhecido pelo tema “Amar pelos Dois”, da autoria de Luísa Sobral, apresenta o seu mais recente álbum, “Timbre”, editado em 2023. Um músico que tem presenteado Portugal com uma interpretação contemporânea do jazz onde a influência de estilos como o fado e o indie são de realçar.


“Sob o Signo do Jazz”

Viseu, Mercado 2 de Maio

22 mar. (21h00)

Uma fusão dos grandes nomes do jazz como Miles Davies, John Coltrane, Horace Silver ou Ali Farka Touré. Nicolau Santos e Manuel Lourenço unem-se no Mercado 2 de Maio para cruzar o jazz com grandes poetas lusófonos como Vasco Graça Moura, Vinicius de Moraes ou Ruy de Carvalho. Também vai ser apresentado o repertório original de Nicolau Santos.


Magos da Guitarra – Tango en Guitarras

Lamego, Teatro Ribeiro Conceição

29 mar. (18h00)

Os guitarristas argentinos Ramón Maschio e Mariano Gil apresentam um repertório de duas décadas que combina tango e música argentina, desde clássicos a música contemporânea. A dupla toca ainda arranjos originais de guitarra em que a cumplicidade musical pauta os acordes de ambos os instrumentos. Com atuação em importantes palcos europeus, a dupla argentina leva a música popular argentina até ao universo da música de concerto.

Teatro & Cinema

Curtinhas com Poesia: Imagens à solta em 5 curtas-metragens

Viseu, Círculo de Criação Contemporânea de Viseu – Pólo 1

21 mar. (10h00 e 14h00)

Inserida no festival Dizer Poesia, esta apresentação cinematográfica decorre durante o Dia Mundial da Poesia e apresenta cinco curtas-metragens que ilustram diferentes formas de diálogo do cinema com a poesia e a criatividade. As curtas-metragens são “O Presente”, “História de uma cadeira”, “O caminho de água para um peixe chegar à água”, “Cabras” e “Cinco reis de gente”.


A Complete Unknown

Seia, Casa da Cultura

21 e 23 mar. (21h30)

O astro de Hollywood, Timothée Chalamet, dá vida ao cantor norte-americano Bob Dylan, neste filme biográfico ambientado na Nova Iorque dos anos 1960. Um pano de fundo que consiste num “panorama musical vibrante e a agitação cultural da época”. Ao longo da sua ascensão, o músico estabeleceu relações com vários artistas em Greenwich Village, bairro de Nova Iorque conhecido pela sua multiculturalidade.


Product

Tondela, Auditório 2 ACERT

28 mar. (19h30)

Com encenação e interpretação de João Tarrafa e Teresa Queirós, esta peça de teatro convida à reflexão sobre a complexidade da condição humana, trazendo para palco uma escala de cinzentos que nos afasta do binómio preto ou branco”. “Existe amor, tensão, comédia, entrega, verdade e redenção”, afirma a ACERT.

Onze artes e uma região

Heróides – Clube do Livro Feminista

Viseu, Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea

29 mar. (12h00)

Sara Barros Leitão dirige o Clube do Livro Feminista: Heróides. O clube é organizado pela estrutura montada por Sara Barros Leitão, denominada Cassandra. Ao longo de cada ano, decorrem três sessões presenciais deste clube, e Viseu acolhe, a 29 de março, uma dessas sessões. O livro escolhido para esta tertúlia foi “Caruncho”, da escritora Layla Martínez. 


Exposição “Macau em Contrastes (2010-2018)”

Viseu, Biblioteca da Universidade Católica

20 jan. até 04 abr.

A biblioteca D. José Pedro da Silva acolhe uma mostra fotográfica que propõe um “olhar profundo sobre uma Macau em acelerada transformação” e que reflete a “essência de uma cidade marcada por um contexto político de transição e uma economia crescente, impulsionada pelo setor do turismo”, como explica a Universidade Católica.


Exposição “Ser Consciência…30/1000 por 1VIDA – Caminhos da Memória”

Viseu, Pousada de Vise

10 mar. até 30 abr.

Uma mostra que homenageia o ex-cônsul Aristides de Sousa Mendes, herói nacional que salvou milhares de judeus do Holocausto na Segunda Grande Guerra. Mostra pretende exaltar o nome do antigo diplomata e “assinalar os valores da coragem, da justiça e da compaixão”. Para a Freguesia de Viseu, esta exposição pretende “ecoar na história um ato de resistência moral que permitiu a largos milhares de judeus opositores ao nazismo e vítimas de perseguição fugirem à barbárie e encontrarem um porto seguro”.


Exposição “O teatro também é a nossa casa”

Viseu, Teatro Viriato

28 fev. até 25 jul.

E se todos nós tivéssemos a chave mestra deste teatro? É com este mote que Ângela Rocha apresenta esta mostra, que pretende homenagear os 25 anos do Teatro Viriato. Esta instalação artística convida, através de uma escala minuciosa, o visitante a descobrir 25 universos cujo interior, contruído de forma artesanal, utiliza materiais provenientes do próprio Teatro Viriato.

pub
 Catatua Matutina: os próximos eventos de Cultura na região de Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Catatua Matutina: os próximos eventos de Cultura na região de Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar