hospital de viseu 2
Screenshot
peça teatro gémeos
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » S.P. Sul » CCDR Centro homenageia David de Almeida e encerra ciclo “Património ao Centro” em São Pedro do Sul

CCDR Centro homenageia David de Almeida e encerra ciclo “Património ao Centro” em São Pedro do Sul

Natural de S. Pedro do Sul, o artista encontrou na Pedra Escrita de Serrazes a inspiração para uma obra que une arte, memória e território

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
10.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
10.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CCDR Centro homenageia David de Almeida e encerra ciclo “Património ao Centro” em São Pedro do Sul

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) evocou os 80 anos do nascimento de David de Almeida (1945-2014), um dos mais relevantes nomes da gravura contemporânea portuguesa, associando a homenagem ao encerramento do ciclo “Património ao Centro — Construções de uma Identidade”. A última sessão do programa decorreu esta segunda-feira no Balneário Romano, um dos mais significativos vestígios da presença romana no país, e contou com a participação do arquiteto João Mendes Ribeiro.

Natural de S. Pedro do Sul, David de Almeida construiu uma obra profundamente ligada ao território beirão. Foi na paisagem da Beira Alta e nas memórias de infância que encontrou o fascínio pelas gravuras rupestres da Pedra Escrita de Serrazes, um monólito granítico milenar que inspirou a série “Exercícios Líticos”, apresentada na Bienal de São Paulo em 1983. Sobre o processo criativo, o artista recordava o contacto físico e contínuo com a pedra: “Desenhei-a, fotografei-a e modelei-a comprimindo finas folhas de papel húmido contra o seu corpo inciso”, explicava, acrescentando que o trabalho representou “o fechar de um ciclo”.

A evocação reforça o diálogo entre património, arte e território, uma ligação também destacada por José Saramago num texto de catálogo para uma exposição do artista em Madrid, em 2002: “Toda a arqueologia de materiais é, bem o sabemos, uma arqueologia humana. O que esta gravura esconde e mostra é o trânsito do ser no tempo e a sua passagem pelos espaços (…)”.

A homenagem ao gravador foi integrada no encerramento do ciclo “Património ao Centro — Construções de uma Identidade”, promovido pela CCDR Centro em parceria com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos. A sessão final, realizada no Balneário Romano, reuniu arquitetos, técnicos municipais e agentes culturais, culminando um percurso de quatro encontros realizados ao longo do ano em Figueira de Castelo Rodrigo, Carregal do Sal, Pombal e São Pedro do Sul.

O ciclo promoveu reflexão e debate sobre reabilitação, valorização do património edificado e práticas de conservação, reforçando a importância do património cultural como elemento identitário e fator de coesão regional. A iniciativa enquadra-se na estratégia da CCDR Centro de aproximar profissionais do território e destacar o papel do património como motor de dinamização e preservação cultural na região Centro.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar