carnaval repeses
en 222 resende
amostra tocas
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » S.P. Sul » CCDR Centro homenageia David de Almeida e encerra ciclo “Património ao Centro” em São Pedro do Sul

CCDR Centro homenageia David de Almeida e encerra ciclo “Património ao Centro” em São Pedro do Sul

Natural de S. Pedro do Sul, o artista encontrou na Pedra Escrita de Serrazes a inspiração para uma obra que une arte, memória e território

 Instituto Superior Técnico ajuda autarquia de Viseu a elaborar projetos para fundos comunitários
10.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Instituto Superior Técnico ajuda autarquia de Viseu a elaborar projetos para fundos comunitários
10.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 CCDR Centro homenageia David de Almeida e encerra ciclo “Património ao Centro” em São Pedro do Sul

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) evocou os 80 anos do nascimento de David de Almeida (1945-2014), um dos mais relevantes nomes da gravura contemporânea portuguesa, associando a homenagem ao encerramento do ciclo “Património ao Centro — Construções de uma Identidade”. A última sessão do programa decorreu esta segunda-feira no Balneário Romano, um dos mais significativos vestígios da presença romana no país, e contou com a participação do arquiteto João Mendes Ribeiro.

Natural de S. Pedro do Sul, David de Almeida construiu uma obra profundamente ligada ao território beirão. Foi na paisagem da Beira Alta e nas memórias de infância que encontrou o fascínio pelas gravuras rupestres da Pedra Escrita de Serrazes, um monólito granítico milenar que inspirou a série “Exercícios Líticos”, apresentada na Bienal de São Paulo em 1983. Sobre o processo criativo, o artista recordava o contacto físico e contínuo com a pedra: “Desenhei-a, fotografei-a e modelei-a comprimindo finas folhas de papel húmido contra o seu corpo inciso”, explicava, acrescentando que o trabalho representou “o fechar de um ciclo”.

A evocação reforça o diálogo entre património, arte e território, uma ligação também destacada por José Saramago num texto de catálogo para uma exposição do artista em Madrid, em 2002: “Toda a arqueologia de materiais é, bem o sabemos, uma arqueologia humana. O que esta gravura esconde e mostra é o trânsito do ser no tempo e a sua passagem pelos espaços (…)”.

A homenagem ao gravador foi integrada no encerramento do ciclo “Património ao Centro — Construções de uma Identidade”, promovido pela CCDR Centro em parceria com a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitetos. A sessão final, realizada no Balneário Romano, reuniu arquitetos, técnicos municipais e agentes culturais, culminando um percurso de quatro encontros realizados ao longo do ano em Figueira de Castelo Rodrigo, Carregal do Sal, Pombal e São Pedro do Sul.

O ciclo promoveu reflexão e debate sobre reabilitação, valorização do património edificado e práticas de conservação, reforçando a importância do património cultural como elemento identitário e fator de coesão regional. A iniciativa enquadra-se na estratégia da CCDR Centro de aproximar profissionais do território e destacar o papel do património como motor de dinamização e preservação cultural na região Centro.

pub
 Instituto Superior Técnico ajuda autarquia de Viseu a elaborar projetos para fundos comunitários

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Instituto Superior Técnico ajuda autarquia de Viseu a elaborar projetos para fundos comunitários

Notícias relacionadas

Procurar