No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Como já tinha sido noticiado, a Primeira Liga de futebol pode vir a ver o número de clubes reduzido de 18 para 16 equipas na temporada 2022/2023.
A Liga de Futebol Profissional justificou a proposta desta medida com a “sobrecarga do calendário desportivo, tendo em conta a proximidade do Mundial 2022”.
Do distrito de Viseu, apenas o CD Tondela está no principal escalão do futebol português. Depois de conhecer esta proposta da Liga, o clube beirão manifestou-se através de um comunicado.
“Estamos totalmente contra a redução. Recentemente foi aprovado o playoff, do 16ª da Primeira Liga contra o 3º da Segunda Liga, para dar mais oportunidades às equipas do escalão abaixo. Somos contra a redução de equipas da Primeira Liga” .
O Jornal do Centro, ouviu a opinião de Ricardo Chéu, antigo treinador do Académico de Viseu. O técnico admite que caso venha a avançar, esta vai ser uma medida que vai aumentar “a competitividade em termos de campeonato, mas também fará com que haja uma discrepância ainda maior entre os clubes grandes e as restantes equipas”.
Ricardo Chéu sugere que Portugal olhe para os melhores campeonatos europeus, como é o caso da Primeira Liga Inglesa, que é composta por 20 equipas
Existe também a possibilidade da criação de um playoff entre o 3.º e o 4.º classificado da Segunda Liga, a ser disputado numa partida. O vencedor irá jogar um segundo playoff, frente ao 16.º classificado da Primeira Liga, na luta por uma vaga no escalão máximo do futebol português.
Ricardo Chéu diz não concordar com esta medida. “Alguém vai sempre morrer na praia. Estamos perante um campeonato de regularidade e, eu sou da opinião que essa regularidade deve ser premiada.
O grande problema do futebol português é que os intervenientes, treinadores, jogadores, clubes, são pouco ouvidos nestas tomadas de decisões e, às vezes, põe-se em causa muita coisa que acontece ao longo das temporadas”, disse.
Estas propostas vão agora ser levadas ao Grupo de Trabalho Regulamentar que se encarregará de apresentar as propostas para alteração dos Regulamentos da Liga.