joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Centro histórico de Viseu celebra a arte contemporânea com o VNBM Em Festa!

Centro histórico de Viseu celebra a arte contemporânea com o VNBM Em Festa!

Ao longo do dia, os espaços da galeria — Pólo I e Pólo II — recebem inaugurações de exposições, concertos e momentos de convívio artístico, afirmando-se como polos de encontro e experimentação

 Centro histórico de Viseu celebra a arte contemporânea com o VNBM Em Festa!
11.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Centro histórico de Viseu celebra a arte contemporânea com o VNBM Em Festa!
11.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Centro histórico de Viseu celebra a arte contemporânea com o VNBM Em Festa!

A galeria de arte contemporânea Venha a Nós a Boa Morte (VNBM) volta a animar o centro histórico de Viseu com mais uma edição do VNBM EM FESTA! É este sábado e o convite é para moradores e visitantes celebrarem o património urbano e humano de Viseu através das práticas artísticas contemporâneas, num programa que cruza artes visuais, música, oficinas, performance e gastronomia.

Ao longo do dia, os espaços da galeria — Pólo I e Pólo II — recebem inaugurações de exposições, concertos e momentos de convívio artístico, afirmando-se como polos de encontro e experimentação.

No Pólo II, situado na Rua Augusto Hilário, inaugura às 16h30 uma exposição coletiva que reúne artistas que participaram nas residências artísticas promovidas pela VNBM em Viseu. A mostra, patente até 1 de dezembro, apresenta obras de André Cepeda, Carla Filipe, Dyana Lucas, Diogo Pimentão, Gabriela Albergaria, Hugo Canoilas, João Queiroz, Marisa Benjamim, Odete e Pedro Tudela, propondo um diálogo entre diferentes linguagens e experiências artísticas desenvolvidas na cidade.

Já no Pólo I, na Rua da Senhora da Boa Morte, inaugura às 17h00 a exposição “Cynara Complex”, de Diana Policarpo, resultado da residência artística recentemente realizada pela artista a convite da galeria. A exposição explora as conexões entre o humano e o vegetal, a resiliência ecológica e os vestígios deixados pela extração excessiva da terra. O trabalho de Policarpo resulta de uma investigação desenvolvida em vários locais de antigas explorações mineiras dos concelhos de Mangualde, Nelas e Vila Nova de Paiva, e em colaboração com investigadores da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Universidade da Beira Interior (UBI). A mostra inclui instalações sonoras multicanal, desenhos em técnica mista e papel produzido a partir da biomassa do cardo, revelando a diversidade de abordagens da artista.

O programa estende-se às artes performativas e à música, com atuações de Phaser, Calcutá, coro lírico ucraniano Suziria, Davi Santiago e Son Objet.

Phaser (Miguel Loureiro), natural de Viseu, apresenta composições eletrónicas que oscilam entre o hyperpop, o techno experimental e o hip-hop, enquanto Calcutá, projeto da compositora e multi-instrumentista Teresa Castro, mistura folk, drone e música experimental com influências da música clássica indiana e do canto polifónico. O coro Suziria traz a Viseu um repertório de canções ucranianas antigas e contemporâneas, celebrando a arte vocal do seu país e o diálogo cultural através da música.

Davi Santiago sobe ao palco com um concerto intimista que conjuga voz e guitarra num registo poético e emocional, e Son Objet (Isabel Pereira) encerra a noite com um DJ set que combina sonoridades experimentais, psicadelismo e colagem sonora.

Entre os concertos e performances, o evento inclui também um jantar dançante comunitário, que junta gastronomia tradicional de Viseu, Brasil e Ucrânia, reforçando o espírito de partilha e convivência que caracteriza o VNBM EM FESTA!.

Programa – sábado, 11 de outubro
11h30 – Oficina de arte “Petrykivka”
16h30 – Inauguração da exposição coletiva | Pólo II – Rua Augusto Hilário, n.º 19
17h00 – Inauguração da exposição Cynara Complex, de Diana Policarpo | Pólo I – Rua Sr.ª da Boa Morte
17h30 – Concerto Phaser | Palco I – Rua das Ameias
18h30 – Concerto Calcutá | Palco I – Rua das Ameias
19h30 – Coro Suziria | Palco I – Rua das Ameias
19h30 – Jantar dançante comunitário | Rua Sr.ª da Boa Morte
20h00–21h00 – Son Objet | Palco II – Rua Sr.ª da Boa Morte
21h00 – Concerto Davi Santiago | Palco I – Rua das Ameias
22h30–24h00 – DJ Set Son Objet | Palco II – Rua Sr.ª da Boa Morte

pub
 Centro histórico de Viseu celebra a arte contemporânea com o VNBM Em Festa!

Outras notícias

pub
 Centro histórico de Viseu celebra a arte contemporânea com o VNBM Em Festa!

Notícias relacionadas

Procurar