No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A equipa de ciclismo Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados já apresentou o seu plantel para a nova temporada.
A apresentação decorreu no passado sábado no Centro de Animação Cultural de Mortágua. São 11 os ciclistas que compõem o plantel para a temporada de 2022, alguns dos quais são reforços.
Da temporada de 2020, mantêm-se cinco ciclistas: Francisco Morais, Rui Carvalho, Leangel Linarez, Ángel Sanchez e Pedro Pinto.
As caras novas são o colombiano Nicolas Saenz e os portugueses Gonçalo Amado, João Matias, Bruno Silva, Gonçalo Carvalho (natural de Mortágua) e António Barbio, sendo que estes três últimos ciclistas regressam à equipa, que realizou recentemente um estágio de 15 dias no Algarve.
A gala de apresentação da equipa ficou também marcada por outros momentos como a homenagem a Pedro Silva, que morreu em 2021 e foi mentor do projeto desportivo, e também aos ex-presidentes da Câmara de Mortágua, Júlio Norte e Afonso Abrantes, que também morreu no ano passado e apoiou a equipa quando foi criada em 1999.
Na cerimónia, o novo diretor desportivo Gustavo Veloso referiu que a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados “tem um carisma especial, um rigor, um profissionalismo, ao qual eu também me identifico” e mostrou-se “ansioso para podermos começar as provas e poder mostrar todo o nosso potencial”.
Por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, enalteceu a apresentação que a equipa proporcionou e afirmou que “o ciclismo só tem a ganhar com equipas com esta dinâmica”. “Hoje foi feita aqui uma grande homenagem ao Pedro Silva e pelo que vejo a forma dele trabalhar está a ser mantida com o máximo rigor”, acrescenta.
Já o presidente da Câmara de Mortágua, Ricardo Pardal, falou de “mais um marco no desporto mortaguense”. “Este é um projeto que impulsiona o nome de Mortágua e as gentes de Mortágua. É para nós um orgulho continuar esta ligação com o Velo Clube do Centro e apelo também às empresas de Mortágua para que apoiem este e outros projetos de Mortágua. Contem connosco, iremos estar aqui”, acrescentou o autarca.
Da equipa técnica fazem parte os massagistas que transitam da época passada, Gaspar Silva e José Leite, os mecânicos Hélder Silva e João Carvalho. Xavier Silva mantém-se como diretor desportivo adjunto, enquanto Leonor Silva assume a presidência do Velo Clube do Centro.
A Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados está neste momento a duas semanas de iniciar a nova temporada de ciclismo. A equipa vai sair à estrada a partir de 13 de fevereiro, com a Prova de Abertura Região de Aveiro, com partida em Cortegaça, no concelho de Ovar, e chegada a Águeda.