Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões volta a receber prémios no Finisterra Brasil Film Art & Tourism Festival, desta vez com o vídeo promocional “É Onde Apetece Estar”, no evento que decorreu em Porto Seguro, no Brasil.
O vídeo conquistou o primeiro lugar na categoria de “Best Advertising Touristic Film” e o segundo na de “Best Promotion Touristic Film” naquela que é a quarta edição do festival brasileiro.
Tem menos de três minutos e é protagonizado pelo ator André Ferreira, que se mantém de chinelos para simbolizar o “conforto”, e percorre diversos lugares marcantes e históricos de Viseu Dão Lafões.
De Aguiar da Beira a Vouzela, o ator percorre diversos concelhos de Viseu Dão Lafões, e apela à descoberta da natureza. O vídeo viaja pela transumância de Castro Daire, passa por uma cascata, pelas Termas de São Pedro do Sul, pelas características antas da região e pela Sé de Viseu, além das passagens pelas montanhas da região.
A cultura não fica de fora, com imagens que percorrem espaços como o Museu Grão Vasco, o Teatro Viriato, o Museu do Caramulo, e em Carregal do Sal o Museu Aristides de Sousa Mendes.
Sem esquecer os produtos tradicionais e endógenos da região, como o queijo, os enchidos, os cogumelos de Sátão, os pasteis de Mangualde e o famoso vinho do Dão.
Na altura da apresentação do vídeo, em março, na Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), Fernando Ruas explicou que o vídeo “surge como um criativo exercício em torno da experiência, do conforto e do envolvimento com o território, que é o coração de Portugal”.
No ano passado, no mesmo festival brasileiro, a CIM Viseu Dão Lafões, com o filme “Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade”, conquistou o primeiro lugar na categoria “Short Documentary” e o segundo lugar na categoria “Places and History”, tendo sido a terceira vitória do documentário em festivais de cinema de turismo.
“Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade” também ganhou na categoria “Melhor Documentário: Investigação em Turismo” do festival Art&Tur, em Portugal, e arrecadou o primeiro lugar na categoria “Documentários, TV e WEB – Cultura e Herança” do Festival Internacional de Filmes de Turismo de África, na África do Sul.
Na quarta edição do Festival, o vídeo promocional da CIM Viseu Dão Lafões conquistou o primeiro lugar na categoria de “Best Advertising Touristic Film” e o segundo na de “Best Promotion Touristic Film”.