Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Cultura » Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira

Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
13.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
13.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Cine Clube de Viseu faz 66 anos esta quinta-feira

O Cine Clube de Viseu faz esta semana 66 anos de atividade. O aniversário será assinalado esta quinta-feira (16 de dezembro) com a exibição do filme “O Joelho de Claire” de Éric Rohmer às 21h00 no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O filme conta a história de um diplomata que passa as suas últimas férias de solteiro nas margens do lago de Annecy onde conhece Claire, uma jovem de 16 anos.

A sessão será especial para evocar o aniversário do Cine Clube, que foi fundado em 1955 por iniciativa de um grupo de cinéfilos viseenses.

Logo no seu arranque, o Cine Clube de Viseu teve momentos altos de intervenção cultural projetando filmes no antigo Cine Rossio e também no Clube de Viseu para o público infantil, já acompanhadas por textos de apoio e palestras.

Há um cartaz feito pelo pintor António Quadros nos arquivos do Cine Clube de Viseu, a par com o cinema reconhecidamente clássico, além da organização de ações de formação, concursos, exposições e festivais como o Vistacurta, de curtas-metragens, e da dinamização noutras artes como o teatro, a música e as artes plásticas.

Em 1985, o Cine Clube muda-se para o Largo da Misericórdia. As sessões de cinema têm tido lugar no Museu Almeida Moreira, no Auditório Mirita Casimiro e, desde 1997, no Instituto Português do Desporto e da Juventude. No mesmo ano, o Cine Clube foi reconhecido como instituição de utilidade pública. Em 1999, teve início o projeto Cinema para as Escolas, realizado anualmente e que visa a sensibilização e formação de novos públicos para o cinema.

O Cine Clube de Viseu tem hoje a sede na Rua Escura, no centro histórico de Viseu. A instituição descreve-se como “empenhada em cumprir o seu papel cada vez com mais profissionalismo, com o simples objetivo de, para que a memória cinéfila não se perca, divulgar o cinema enquanto arte e numa perspetiva de cultura integrada”.

O Cine Clube de Viseu não vai exibir filmes nas semanas do Natal e do Ano Novo.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar