Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Cine Clube de Viseu inicia neste mês de fevereiro um novo ciclo dedicado ao olhar feminino no cinema contemporâneo. Intitulado “Mulheres ao Redor”, o programa propõe uma aproximação às mulheres que cuidam o mundo, “mulheres que produzem, educam e garantem a força de trabalho”, através de filmes que exploram, com sensibilidade e espírito crítico, a complexidade do presente. Com estreias de 2025 e 2026, o ciclo reúne obras onde convivem a sátira, o ativismo e a reflexão política, propondo ao público uma leitura atual das lutas, conquistas e desafios que marcam o quotidiano feminino.
Ao longo do mês, o Cine Clube apresenta títulos que dialogam com diferentes geografias, histórias e contextos sociais, reforçando a missão de divulgar cinematografias plurais e de promover debates que ultrapassam a sala de cinema.
O ciclo integra ainda filmes que, mantendo o foco na condição humana, expandem as possibilidades narrativas e estéticas do cinema contemporâneo, convidando a uma reflexão sobre a sociedade e a forma como nela se inscrevem as vozes femininas.
O ciclo abre com “Valor Sentimental” de Joachim Trier, filme nomeado para nove Óscares, seguindo-se “As aventura de uma viajante na Coreia do Sul” de Hong Sangsoo e “O bolo do presidente” de Hasan Hadi.
Com sessões semanais no Auditório do IPDJ, o programa reafirma o compromisso do Cine Clube de Viseu com um cinema atento ao mundo.