Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
O Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, acolhe este sábado, 26 de julho, pelas 21h30, a exibição do filme ‘Paula Rego, Histórias e Segredos’, no âmbito da iniciativa Cinema na Cidade, organizada pelo Cine Clube de Viseu. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.
Antes da projeção do filme, está prevista uma visita guiada à exposição Paula Rego – Meninas Exemplares, conduzida pela diretora do Museu, Odete Paiva, a partir das 21h00.
Em comunicado enviado pelo Cine Clube, a organização convida o público a descobrir “um mundo mágico: o da pintora Paula Rego”. A sessão vai ter lugar no claustro do Museu Nacional Grão Vasco com a apresentação do filme realizado por Nick Willing, filho da artista.
A obra “combina imagens de arquivo, fotografias de família e entrevistas, num percurso de 60 anos da vida de Paula Rego”. “O resultado é um poderoso retrato pessoal da vida e obra de uma artista cujo legado vai sobreviver ao tempo, ilustrado visualmente em pastel, carvão e tinta a óleo”, refere ainda o comunicado.
A exposição que antecede o filme, ‘Meninas Exemplares’, está patente desde 15 de março e termina este domingo, 27 de julho. Até dia 25 do mês passado, o museu já tinha registado 8239 visitantes.
A mostra é composta por cerca de 20 obras provenientes da Casa das Histórias, divididas em três núcleos temáticos inspirados nas narrativas literárias que influenciaram Paula Rego, com temas como a infância, a figura feminina e questões sociais.
O prolongamento da exposição, decidido em conjunto pelo Museu Nacional Grão Vasco e pela Fundação D. Luís I/Casa das Histórias Paula Rego, procurou “responder ao crescente interesse” e permitir ao público “explorar esta mostra singular”, segundo nota enviada anteriormente pelo museu.
A iniciativa Cinema na Cidade é promovida desde 1982 pelo Cine Clube de Viseu e decorre este ano de 21 a 27 de julho, com sessões ao ar livre em diferentes locais da cidade. A edição arrancou no Adro da Sé Catedral, passou pelo Museu Nacional Grão Vasco e termina este domingo, em Orgens, com a exibição do filme Gru – O Mal Disposto 4, em versão dobrada em português.
O Cine Clube de Viseu anuncia ainda o regresso das suas sessões regulares a partir de 18 de setembro, com a exibição de ‘Chungking Express’, de Wong Kar-Wai, inserido no ciclo ‘Filmes Pedidos’, votado pelos sócios.