No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Há 106 anos (10 de novembro de 1919) nascia o inspector José Sobral , natural de Forninhos, Aguiar da Beira, figura que marcou a educação e a vida cultural da região de Viseu ao longo de várias décadas. O momento não foi esquecido e nas redes sociais uma simples publicação deu origem a centenas de comentários de quem com ele privou durante a sua carreira profissional e cultural.
O antigo docente, inspector do Ministério da Educação e maestro de vários grupos corais deixou um legado reconhecido pelo rigor profissional, pela humanismo pedagógico e pela dedicação à música.
Depois da passagem pelo Seminário, José Sobral ingressou no Colégio da Via-Sacra, onde permaneceu quatro anos e exerceu, de forma graciosa, as funções de prefeito, colaborando de perto com o cónego António Barreiros, aquele que ele sempre considerou o seu mestre e referência determinante na sua formação.
Prosseguiu estudos no Magistério Primário, tendo lecionado no ensino básico e na Escola do Magistério de Viseu. Completou posteriormente o Curso de Ciências Pedagógicas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, antes de ingressar na carreira de Inspector do Ministério da Educação, função que desempenhou até à aposentação.
A par da carreira académica, destacou-se como regente do Orfeão de Viseu, do Coral Lopes Morago e do Coro de Professores, colaborou em múltiplas iniciativas culturais e chegou a ensinar música no Liceu Alves Martins e na então Escola Industrial e Comercial de Viseu.