A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
O Conselho Municipal de Saúde de Mortágua (CMSM) reuniu pela primeira vez e defendeu a necessidade de reforçar a aposta nos cuidados de saúde de proximidade. O órgão também discutiu o reforço de pessoal no Centro de Saúde, que conta com dois novos profissionais, e a moção que exige o regresso do serviço de radiologia à valência.
A reunião realizou-se esta terça-feira (29 de abril) na Casa Lobo e analisou o funcionamento dos serviços de saúde no concelho.
Segundo a Câmara de Mortágua, foi salientada na reunião a importância de “se continuar e até reforçar a aposta que tem sido feita nos cuidados de saúde de proximidade, levando os cuidados básicos de saúde ao encontro das pessoas” através de unidades móveis de saúde e cuidados de saúde domiciliários, reduzindo as deslocações dos utentes ao centro de saúde e permitindo “uma gestão e um atendimento mais eficientes”.
A reativação do serviço de radiologia no Centro de Saúde foi outro assunto abordado nesta reunião. O serviço está inoperacional há cerca de dois anos, depois de a Câmara e a Assembleia Municipal terem aprovado uma moção dirigida à tutela e a exigir a sua retoma.
“Por outro lado, foi assinalada a necessidade de haver uma resposta no concelho ao nível dos cuidados de saúde mental (prevenção e tratamento das demências, Alzheimer e outras) e dos cuidados paliativos, considerando o grande número de idosos que vive em situação de solidão e/ou isolamento”, acrescenta a autarquia.
O CMSM também destacou o trabalho desenvolvido pelos serviços sociais da Câmara no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social e psicológica e que tem permitido identificar e encaminhar os casos que necessitam de apoio, incluindo apoio médico, e resolver muitas situações complicadas. Trabalho esse que foi agora reforçado com o Radar Social.
No final da reunião, o presidente da Câmara, Ricardo Pardal, reafirmou a vontade do município de trabalhar “em estreita colaboração e articulação” com a Unidade Local de Saúde de Coimbra e o Centro de Saúde de Mortágua.
O CMSM é um órgão de natureza consultiva para as questões relacionadas com a saúde no concelho de Mortágua e reúne em plenário duas vezes por ano.