A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Cerca de 200 árvores foram plantadas por crianças do concelho de Aguiar da Beira no Dia Mundial da Árvore, que se assinalou na quinta-feira (21 de março). Em Carapito, os alunos do primeiro ciclo aprenderam como preservar as florestas, as aldeias e os ecossistemas locais.
Além dos alunos, a plantação também envolveu sapadores florestais e técnicos municipais, entre outros. A ação contou ainda com a participação de elementos da GNR de Aguiar da Beira e do SEPNA de Gouveia.
A espécie escolhida foi o carvalho alvarinho, para promover a biodiversidade e a resiliência dos ecossistemas locais.
Esta foi a forma que a CIM Viseu Dão Lafões, o Europe Direct e a Câmara de Aguiar da Beira quiseram comemorar o Dia da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, efemérides que também foram aproveitadas nos vários concelhos da região com outras ações do género.
O presidente da Câmara de Aguiar da Beira, Virgílio Cunha, disse que a autarquia continua empenhada em “continuar a trabalhar em parceria para garantir um futuro sustentável para as nossas florestas e para as gerações futuras”.
Já o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, afirmou que a plantação realizada ontem foi “mais um exemplo visível do nosso empenho em promover a sustentabilidade ambiental e em envolver ativamente a comunidade nesse processo”.
O Dia Internacional das Florestas foi instituído a 30 de novembro de 2012 pelas Nações Unidas, visando defender a gestão sustentável das florestas e de garantir que as gerações futuras continuem a beneficiar dos serviços e produtos derivados de todos os tipos de florestas.
Já o Dia da Árvore começou em 1872, nos Estados Unidos, e em Portugal a primeira “Festa da Árvore” foi em 1907.