universidade católica jornal do centro
btl 202500363
missa sé diocese bispo padres
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Diocese de Viseu “prepara” futuro padre

Diocese de Viseu “prepara” futuro padre

Francisco Ferreira vai ser instituído acólito numa cerimónia a ter lugar na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
24.06.25
fotografia: Diocese de Viseu
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
24.06.25
Fotografia: Diocese de Viseu
pub
 Diocese de Viseu “prepara” futuro padre

O seminarista da Diocese de Viseu, Francisco Ferreira, vai ser instituído acólito neste sábado (28 de junho) numa cerimónia a decorrer na Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde.

O jovem de 25 anos entra numa nova fase do seu percurso rumo ao sacerdócio. Segundo a Diocese de Viseu, a função de acólico confere-lhe a responsabilidade de “auxiliar nas celebrações litúrgicas, especialmente na eucaristia, nomeadamente com a preparação do altar” e ajudar o sacerdote.

Além disso, o acólito também vai servir como ministro extraordinário de comunhão, expor o Santíssimo Sacramento para adoração – mas sem conceder a bênção – e cuidar dos vasos sagrados como, por exemplo, o cálice.

“Agora que vou ser instituído no ministério de acólito, sinto, por um lado, a confiança que a Igreja [Católica] coloca em mim ao conferir-me este ministério mas, por outro lado, também sinto que o assumir deste passo tão importante no caminho do aprofundamento vocacional vem despertar em mim um espírito ainda maior de doação e amor ao Senhor e à sua Igreja”, diz Francisco Ferreira, que está no último ano do mestrado em Teologia no Seminário Interdiocesano de São José, em Braga.

O seminarista acredita ainda na importância desta nova etapa rumo ao sacerdócio. “Como sabemos e experimentamos, a vida humana, ao longo desta nossa peregrinação sobre a terra, desenvolve-se por etapas essenciais. Ora, também no caminho rumo ao sacerdócio existem pequenos passos que nos vão confirmando e esperançando”, reafirma.

Já o reitor do Seminário Interdiocesano de São José, o padre António Jorge, refere que o ministério de acólito “implica uma participação mais profunda no mistério de Cristo que se doa e está presente na eucaristia, na assembleia e no irmão”.

“Este ministério vai permitir ao Francisco viver mais intensamente o que se exige na etapa do estágio, com modalidades concretas não só dentro da liturgia, mas também na evangelização e no testemunho social”, acrescenta.

Já o bispo de Viseu, D. António Luciano, considera que a promoção de Francisco Ferreira para acólito significa “mais uma etapa concretizada no seu percurso vocacional”, permitindo-lhe colocar o seu novo ministério ao serviço da Diocese.

Em julho do ano passado, Francisco Ferreira foi instituído leitor no aniversário da dedicação da Sé de Viseu.

Também este sábado em Mangualde, o bispo de Viseu vai dar o crisma a cerca de uma centena de crismandos do Arciprestado da Beira Alta.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar