Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
A Diocese de Viseu felicita o novo Papa, Leão XIV, após a sua eleição esta quarta-feira (8 de maio) no Vaticano. A entidade eclesiástica deixou uma nota de congratulação nas redes sociais em resposta à eleição do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como o novo sumo pontífice da Igreja Católica.
“A Diocese de Viseu felicita o Santo Padre e deseja-lhe as maiores felicidades no exercício da sua missão ao serviço da Igreja e de humanidade”, pode ler-se na nota divulgada pela Diocese no Facebook.
Também nas redes sociais, a Diocese de Lamego publicou há instantes uma fotografia do novo Papa com o seu antecessor, o Papa Francisco, anunciando assim o novo sumo pontífice da Igreja Católica.
Leão XIV é o 267.º líder da Igreja Católica e o primeiro líder católico norte-americano, sucedendo ao Papa Francisco. Foi hoje eleito Papa pelos 133 cardeais eleitores, ao fim de dois dias de conclave.
Antes de ser eleito Papa, Robert Prevost, de 69 anos, era prefeito do Dicastério para os Bispos. Foi ainda missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.
O Papa Francisco nomeou-o cardeal em 2023 e era um colaborador próximo do seu antecessor. No seu primeiro discurso enquanto chefe da Igreja Católica, Leão XIV acenou sorridente à multidão e disse: “Que a paz esteja com todos vós”.
“Caríssimos irmãos e irmãs, esta é a primeira saudação de Cristo ressuscitado. Gostaria de transmitir uma saudação de paz às famílias, a todos vocês, onde quer que estejam. Que a paz esteja com vocês”, disse o Papa, acrescentando que “Deus ama a todos, incondicionalmente”.
O sumo pontífice prestou homenagem e agradeceu ao seu antecessor, o Papa Francisco, e exortou ainda os fiéis a “seguirem em frente, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus e uns com os outros”. “A humanidade precisa de Cristo como ponte para ser alcançada por Deus e pelo seu amor. Ajudem-nos e ajudem-se uns aos outros a construir pontes”, disse Leão. “Podemos todos caminhar juntos rumo à pátria que Deus preparou para nós”, disse, deixando ainda “uma saudação especial à Igreja de Roma”.
Marcelo e Montenegro dão os parabéns ao novo Papa
Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao Papa Leão XIV, expressando com “profunda alegria” em seu nome pessoal e em nome do povo português.
“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa expressa a profunda alegria com que, em seu nome pessoal e em nome do povo português, saúda o Papa Leão XIV”, lê-se numa nota publicada no site oficial da Presidência da República.
Também o primeiro-ministro, Luís Montenegro, felicitou Leão XIV e desejou-lhe um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo, promovendo a paz e a compreensão num contexto internacional de instabilidade e de incerteza.
Esta reação de Luís Montenegro foi publicada na sua conta oficial na rede social X (antigo Twiiter). “Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela eleição e desejo um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo. Felicito os católicos portugueses e os católicos de todo o mundo”, escreveu o primeiro-ministro português.
A seguir, Luís Montenegro referiu-se à atual conjuntura mundial, afirmando esperar que “nesta hora internacional de grande instabilidade e incerteza, o Papa Leão XIV e a Santa Sé possam ser ouvidos na promoção da paz, da empatia, da compaixão e da compreensão entre todos”.
Papa: Prevost, o cardeal progressista das Américas recupera o nome de Leão
O cardeal Robert Francis Prevost, hoje eleito Papa, e que adotou o nome de Leão XIV, era até agora Prefeito do Dicastério para os Bispos, desde 12 de abril de 2023 e é considerado um progressista.
Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru, nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago nos Estados Unidos da América, é considerado da linha progressista do colégio cardinalício.
Segundo informações disponibilizadas pelo Vaticano, em 1977 entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.), tendo feito os votos solenes em 29 de agosto de 1981.
Estudou na União Teológica Católica de Chicago, licenciando-se em Teologia.
Aos 27 anos, foi enviado pela Ordem para Roma para estudar Direito Canónico na Pontifícia Universidade de S. Tomás de Aquino.
Foi ordenado padre em 19 de junho de 1982, tendo estado a trabalhar na missão de Chulucanas, Piura, no Peru, entre 1985 e 1986.