Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos

Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos

IPMA emitiu avisos amarelos para o distrito esta terça, quarta e quinta-feira. Proteção Civil alerta para chuva "por vezes forte e persistente" a partir de amanhã

pub
 Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos - Jornal do Centro
23.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos - Jornal do Centro
23.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos - Jornal do Centro

O distrito de Viseu vai ter aviso amarelo devido à previsão de chuva forte esta terça, quarta e quinta-feira (24 a 26 de setembro). Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o primeiro aviso vai estar em vigor das 06h00 às 15h00 de amanhã.

Já das 09h00 de quarta-feira às 12h00 de quinta-feira, acontece o segundo alerta do IPMA para a região. Os meteorologistas preveem períodos de chuva por vezes forte, em especial nas zonas de montanha.

Entretanto, a Proteção Civil também já alertou a população para o mau tempo que se avizinha, depois de uma semana passada marcada pelo tempo seco e pelos grandes incêndios que assolaram as zonas Norte e Centro do país, inclusive na região de Viseu.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) cita as previsões do IPMA, que apontam para descida gradual da temperatura, períodos de chuva por vezes forte e persistente, humidade relativa com valores inferiores a 30 por cento, rajadas de vento até 30 quilómetros/hora do quadrante oeste e, por vezes, até 40km/h nas terras altas do Norte e Centro, intensificando a partir da tarde de terça-feira, com rajadas até 70 e 90km/h.

A ANEPC alerta, por isso, para a possibilidade de haver inundações, cheias, deslizamentos, derrocadas e outras ocorrências, além da contaminação de fontes de água potável provocada por “inertes resultantes dos incêndios rurais”, do arrastamento de objetos soltos para as estradas e do desprendimento de estruturas móveis ou mal fixadas que, por causa do vento forte, podem causar acidentes na via pública.

Perante este cenário, a Proteção Civil recomenda à população que tome medidas preventivas para fazer face à chuva forte, nomeadamente “nas zonas historicamente mais vulneráveis e nas áreas afetadas pelos incêndios rurais, que ficaram sem coberto vegetal e com cinza acumulada à superfície, que funciona como uma matéria impermeável, mais expostas e vulneráveis à precipitação”.

A ANEPC sugere garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirar inertes e outros objetos que “possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”, além de fixar estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.

Além disso, também alerta para o cuidado na circulação e permanência junto de árvores, que podem sofrer quedas por causa do vento forte e para a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

A autoridade também apela às pessoas para não atravessarem zonas inundadas para “precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas” e para estarem atentas às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e das forças de segurança.

Amanhã, Viseu pode contar com uma descida substancial da temperatura máxima para os 15 graus de máxima, segundo as previsões do IPMA. A mínima fica nos 10º.

pub
 Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Distrito de Viseu em alerta por causa da chuva. Proteção Civil deixa conselhos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar