universidade católica jornal do centro
btl 202500363
missa sé diocese bispo padres
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Divisão de Honra: jornada “quentinha” ao Centro este fim de semana

Divisão de Honra: jornada “quentinha” ao Centro este fim de semana

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
04.12.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
04.12.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Divisão de Honra: jornada “quentinha” ao Centro este fim de semana

De norte a sul do distrito é sabido que, aos domingos, a luta é intensa em todos os estádios onde se joga futebol. Sobretudo quando se olha para a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu.

Mas à medida que o principal campeonato do distrito avança para a fase final, os clubes sabem que qualquer perda de pontos pode ser fatal. Quando forem cinco da tarde deste domingo, ficarão a faltar jogar-se dois encontros: haverá seis pontos em jogo.

Mas o foco está nos jogos deste fim de semana. Ao Centro, há, nesta fase, seis clubes para dois (ou três) lugares disponíveis. Passamos a explicar. Os dois primeiros de cada série (Norte, Centro e Sul) vão seguir diretamente para a fase de apuramento de campeão. Há ainda mais duas vagas disponíveis para esse minicampeonato que se seguirá: só os dois melhores terceiros lá chegarão. No total, vão ser oito clubes a lutar pelo título de campeão distrital este ano.

Ora, ao Centro, Sátão e Lusitano lideram a série com 20 pontos, o Carvalhais surge logo depois com 19, em quarto lugar está o Penalva do Castelo com 18. Surgem ainda Oliveira de Frades e Sampedrense com 16 pontos, cada. A luta aqui está mesmo acesa. Senão vejamos. Para este fim de semana, ao Centro, teremos: Lusitano – Sampedrense e Carvalhais – Oliveira de Frades. Só Sátão e Penalva “escapam” a duelos de candidatos. O líder Sátão vai ao campo do Roriz, enquanto que o Penalva do Castelo joga em Campia. Com apenas quatro pontos a separar primeiro e sétimo classificados, tudo, mesmo tudo, ainda pode acontecer.

Polémica com arbitragem esta semana

Nos últimos dias, aumentou de tom a polémica com a atuação dos árbitros. Fernando Pinto, treinador do Carvalhais,. O técnico da equipa do concelho de São Pedro do Sul diz não entender “situações estranhas”. Fernando Pinto diz que apesar de ter vencido o Roriz não saiu satisfeito com o jogo. “Tínhamos como auxiliar um dos melhores árbitros do distrito de Viseu, o Dylan Fernandes que, em vez de estar a apitar o jogo, estava como auxiliar, estando, como auxiliar, o árbitro principal”, descreve. E acrescenta o técnico que “estranhamente passado uma semana, volta a acontecer a mesma situação com outro dos melhores árbitros do distrito, o Patrick Marques”. Fernando Pinto diz não entender a razão pela qual a “AF Viseu faz estas nomeações” e chega mesmo a referir que “acho que andamos a brincar às arbitragens”, pedindo respeito pelo Carvalhais.

O Jornal do Centro sabe que o clube treinado por Fernando Pinto se queixa, sobretudo, de uma grande penalidade mal assinalada em Penalva do Castelo. Alega a equipa do Carvalhais que a falta até poderá existir, mas sendo falta, deveria ter sido assinalada fora da área. Nesse lance, o árbitro do jogo assinalou grande penalidade e expulsou o jogador do Carvalhais, havendo, portanto, dupla penalização.

A Norte o foco estará no melhor terceiro

O Resende vai defender a liderança da Zona Norte este fim de semana em Moimenta da Beira. Numa altura em que as equipas ainda sonham com o apuramento para a próxima fase, o técnico do Resende, Paulo Amor, diz, ao Jornal do Centro, que, ao contrário do que aconteceu na primeira volta, agora, este domingo, o Moimenta da Beira vai ter de assumir o jogo. “Vamos ter um jogo muito difícil. Têm um excelente ponta de lança a quem não se pode dar o mínimo de espaço. Apresentaram-se aqui com uma consistência defensiva muito boa, mas também a saber sair para o contragolpe. O Moimenta da Beira terá de jogar para ganhar”, perspetiva o treinador do líder.

As atenções nesta série estão sobretudo em quem vai conseguir ficar em terceiro lugar para, depois, lutar pelos dois melhores terceiros. Isto porque, o Lamelas está em segundo lugar com 24 pontos e tem mais 3 do que o atual terceiro, o Cinfães A acompanhar a equipa do Cinfães na luta pela “medalha de bronze” estão também o Moimenta da Beira (com 19 pontos) e o Lamego (com 14).

A Sul há já um campeão da primeira fase

Se a Norte as atenções estão no terceiro posto, a Sul a única luta é para o segundo e terceiro lugares. Já com o primeiro lugar (e o título desta fase) assegurado na Série Sul da Divisão de Honra, o Mortágua joga este fim de semana em Canas de Senhorim. Rui Gomes, treinador do líder da zona sul, diz que este vai ser mais um jogo difícil até porque o Mortágua vai encontrar pela frente um adversário que ainda sonha com o apuramento para a zona de apuramento de campeão. “Tal como disse há duas semanas, quando jogámos em Mangualde, as equipas, neste momento, qualquer ponto que ganhem ao Mortágua é um ponto a acrescer ao que se calhar estão a contar. Todos os pontos ganhos contra nós, serão sempre benéficos para quem os conseguir conquistar e parece-nos que o Canas de Senhorim para tentar pontuar neste jogo. E isso vai ser uma dificuldade para nós sabendo que eles têm uma equipa motivada e capaz de nos causar problemas. Na primeira volta, ao intervalo, ganhavam em Mortágua por uma bola a zero”, lembra o treinador do líder invicto.

O Mortágua é, até agora, o único clube que, não só ainda não perdeu qualquer jogo, como também não cedeu qualquer ponto. Soma por vitórias todos os duelos que travou neste campeonato. Para este fim de semana, o Nelas, atual segundo classificado, vai ao terreno do Vale de Açores – que ainda sonha com o apuramento. Destaque também para o jogo entre Mangualde e Molelos, com a equipa do concelho de Tondela ainda a olhar para o apuramento com hipóteses sérias de o conseguir.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar