No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Tiago Ferreira, campeão do mundo de BTT, natural de Viseu foi homenageado em Viseu e dá agora nome ao novo centro BTT da cidade. Os percursos cicláveis vão aliar cidade e paisagem rural, com passagens em floresta. São oito percursos, ligados entre si. No terreno haverá sinalização de dificuldade verde, azul e vermelho. O Centro de BTT de Viseu percorre 21 das 25 Freguesias do concelho, pelo que são vários os pontos de interesse oferecidos, em matéria de património histórico, arqueológico, natural, gastronómico, religioso e cultural.
O ciclista campeão mundial em 2016 afirmou-se muito honrado com a novidade de Viseu passar a ter uma nova infraestrutura desportiva. “A inauguração deste Centro de BTT com o meu nome, na minha cidade, onde eu comecei a dar as minhas primeiras pedaladas, nestes percursos que eu tão bem conheço, é uma enorme honra. Estou muito contente com esta homenagem e com o dia de hoje”, afirmou Tiago Ferreira.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, considera uma honra ter Tiago Ferreira como embaixador de Viseu. “Sendo ele um atleta de excelência, com um percurso profissional notável, que defende e eleva o bom nome do concelho e região, não poderia ter ficado melhor entregue este nome ao nosso Centro de BTT”, acrescentou o autarca que considerou que, tanto o ciclismo como o BTT, são acarinhados no interior português.
“Não só pelas condições naturais que propiciam o seu desenvolvimento, mas também porque são desportos fundamentais no alavancar do nosso crescimento enquanto território e comunidade. Há cada vez mais pessoas interessadas, a praticar a modalidade, a desfrutar dos nossos parques e percursos para passeios em bicicleta, pelo que este equipamento é uma mais-valia na qualificação e diversidade da prática desportiva”, justificou Fernando Ruas.
Na cerimónia oficial esteve também o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira. O responsável defende que Tiago Ferreira e os atletas da geração do viseense “constituíram-se como uma geração de ouro, que deram muito ao ciclismo e ao BTT português”. “O Tiago é hoje um ciclista de grande prestígio, em qualquer parte do mundo”, sublinhou Delmino Pereira, que acrescentou ter testemunhado que o ciclista de Viseu é “uma estrela, um símbolo mundial do ciclismo, porque é um corredor que tem uma postura competitiva exemplar”.
Delmino Pereira aplaudiu a inauguração do Centro, que se junta à rede nacional de Centros Cyclin’ Portugal. “Nós temos neste momento 47 Centros em Portugal homologados, 17 em processo de homologação, temos cerca de 18 mil quilómetros de percursos certificados, e, portanto, o programa Cyclin’ Portugal é um programa de sucesso”, concluiu.