marques mendes
lixo estrada acidente
pastel de feijão viseu
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
João_Veiga_Câmara Municipal
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Diário » Em Viseu, bolas de “Bruxelas” esclarecem mitos sobre a União Europeia

Em Viseu, bolas de “Bruxelas” esclarecem mitos sobre a União Europeia

Dezenas de “Bolas de Bruxelas” foram entregues em Viseu para combater a desinformação sobre a União Europeia

pub
 Em Viseu, bolas de “Bruxelas” esclarecem mitos sobre a União Europeia - Jornal do Centro
21.07.25
fotografia: CIM Viseu Dão Lafões
partilhar
 Em Viseu, bolas de “Bruxelas” esclarecem mitos sobre a União Europeia - Jornal do Centro
21.07.25
Fotografia: CIM Viseu Dão Lafões
pub
 Em Viseu, bolas de “Bruxelas” esclarecem mitos sobre a União Europeia - Jornal do Centro

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões serviu recentemente bolas de Berlim em Viseu, acompanhadas de mensagens sobre a União Europeia. A iniciativa “Bolas de Bruxelas” percorreu as ruas da cidade com o propósito de “combater a desinformação e esclarecer mitos persistentes sobre a União Europeia”, explicou a CIM.

Ao todo, foram distribuídas dezenas de “Bolas de Bruxelas” acompanhadas de mensagens informativas, com o objetivo de “alertar para a proliferação de ideias erradas, frases feitas e notícias falsas sobre decisões e regulamentos europeus”, acrescentou a entidade intermunicipal que também gere o centro Europe Direct Viseu Dão Lafões.

Entre as questões abordadas estiveram “A União Europeia proibiu os carapauzinhos?”, “Está proibida a venda de Bolas de Berlim nas praias?” ou “A UE proibiu castanhas em papel de jornal?”, que foram todas desmentidas com base em informação oficial e verificada.

“Esta iniciativa do Europe Direct Viseu Dão Lafões foi uma forma inteligente e eficaz de levar informação séria às pessoas, num registo informal. Apesar do crescente acesso à informação, a desinformação é um dos grandes desafios dos nossos tempos. Ações como esta ajudam-nos a estar mais próximos da população, esclarecendo dúvidas e promovendo uma cidadania mais informada, além de ajudarem a reforçar a confiança nas instituições europeias”, diz Nuno Martinho, secretário da CIM.

A iniciativa “Bolas de Bruxelas” integra um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Europe Direct Viseu Dão Lafões com o objetivo de reforçar a literacia informativa e combater ativamente a propagação de desinformação sobre a União Europeia.

pub
 Em Viseu, bolas de “Bruxelas” esclarecem mitos sobre a União Europeia - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Em Viseu, bolas de “Bruxelas” esclarecem mitos sobre a União Europeia - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar