Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Os escuteiros de Mortágua, a empresa Cerâmica Vale da Gândara e o encenador Abraltino Lobo vão ser condecorados esta quinta-feira (9 de maio) pela Câmara Municipal no Dia do Município. O feriado municipal também vai ser marcado pelas inaugurações de algumas obras realizadas no concelho.
O feriado de Mortágua é assinalado na Quinta-Feira de Ascensão, altura em que decorre a tradicional romaria da festa da Ascensão no Cabeço do Senhor do Mundo.
A sessão solene evocativa está marcada para as 10h00 no Centro de Animação Cultural, com intervenções dos presidentes da Assembleia Municipal, Acácio Fonseca, e da Câmara Municipal, Ricardo Pardal.
Na cerimónia, será homenageado o Agrupamento de Escuteiros 1241 de Mortágua, que completa 35 anos de existência e vai receber a Medalha de Ouro de Mérito Municipal. O grupo conta atualmente com mais de 100 elementos, entre os 6 e os 22 anos. O galardão será entregue para reconhecer o papel do associativismo no desenvolvimento do concelho.
Além das atividades de agrupamento, os escuteiros de Mortágua também têm organizado iniciativas no estrangeiro como deslocações a Santiago de Compostela e o projeto VOA – Voluntariado Orientado em África que, este ano, decorre em São Tomé e Príncipe.
O tecido empresarial do concelho também será reconhecido com a entrega da Medalha de Ouro Municipal à Cerâmica Vale da Gândara, que tem 67 anos de experiência na produção de tijolos tradicionais e telhas cerâmicas. Em 2007, a empresa foi comprada pelo Grupo La Paloma, um dos maiores grupos cerâmicos europeus. Atualmente, cerca de 65 por cento da produção é exportada para países como Espanha, Reino Unido, Angola e Coreia do Sul.
Também Abraltino Lobo irá receber a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, pelo percurso dedicado à cultura e ao associativismo em Mortágua, especialmente ao teatro. O homenageado foi um dos fundadores e encenadores do Teatro Experimental de Mortágua e trabalhou com outros grupos de concelhos vizinhos. No Agrupamento de Escolas local, há um prémio atribuído por ele e pela sua esposa ao melhor aluno da instituição, o Prémio Tinos.
Na cerimónia irão também ser agraciados trabalhadores da autarquia de Mortágua com mais de 20 anos de serviço com a Medalha de Ouro de Bons Serviços.
Após a sessão solene, terão lugar várias inaugurações, a começar pela obra de requalificação da antiga Casa Lobo, um edifício histórico da vila que foi requalificado e readaptado.
O espaço passou a acolher serviços municipais como o Posto de Turismo, o Balcão Único do Prédio, o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Contrato Local de Desenvolvimento Social, além de uma sala para reuniões, workshops, palestras e ações de formação.
Segundo a Câmara, a obra preservou a traça arquitetónica da Casa Lobo, que sofreu trabalhos de reforço estrutural, conservação e adaptação a novas funções, além da criação de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Também será inaugurada a nova zona desportiva situada junto à Escola Básica Dr. Afonso Abrantes, com um campo de futebol com relvado sintético e dois campos de padel. A valência pretende dar apoio à atividade desportiva dos alunos da Escola Básica e às camadas jovens dos clubes do concelho, estando equipada com torres de iluminação para treinos e jogos à noite.
Também será inaugurado o Espaço Usos, Costumes e Sabores, na localidade de Vale de Remígio. O local resultou da requalificação da antiga escola primária e dedica-se agora à preservação e divulgação do património material e imaterial do concelho de Mortágua, além de acolher colóquios e apresentações.