Camara Municipal de Mangualde
estgv _ Politecnico de Viseu
Incêndio em Fornos de Algodres
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Encontro de imigração na ACERT promove partilha cultural

Encontro de imigração na ACERT promove partilha cultural

Sessão aberta junta comunidade portuguesa e imigrantes para criar laços de proximidade através do diálogo intercultural, da valorização das diferenças e do fortalecimento de relações de amizade num ambiente de convívio

Carolina Vicente
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
21.02.25
fotografia: ACERT
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
21.02.25
Fotografia: ACERT
pub
 Encontro de imigração na ACERT promove partilha cultural

A ACERT promove, este sábado, 22 de fevereiro, uma sessão de encontro entre a comunidade imigrante residente em Tondela e a população local. O objetivo é criar um espaço de partilha cultural que permita o diálogo e a aproximação entre pessoas de diferentes origens. A sessão acontece no Novo Ciclo ACERT, a partir das 17h00, e não tem uma estrutura fechada, sendo moldada pelos participantes.

Elemento representante da ACERT, José Rui Martins, explica que esta iniciativa não é nova para a associação, mas sim uma extensão do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos. “Este encontro não é nada de novo para a ACERT, na medida em que a sua atividade sempre foi muito marcada pela multiculturalidade, pelo encontro das várias culturas”, afirma.

O evento surge num momento em que Portugal regista um aumento da presença de imigrantes de diferentes nacionalidades. Para a ACERT, a cultura tem um papel essencial na integração e aproximação entre as pessoas. “Não numa perspetiva de aculturação, mas numa perspetiva da oportunidade que temos de conhecer o outro, de criar amizade, de perceber a sua realidade cultural”, acrescenta José Rui.

A iniciativa não pretende seguir um modelo institucional ou formal de integração, mas sim criar um espaço de convívio natural, onde as diferenças culturais são reconhecidas e valorizadas. “Não dizemos que é uma alternativa a tudo o que é necessário fazer para integrar a comunidade migrante, mas de criarmos modos de atuação cultural que permitam a aproximação com todas essas pessoas que vivem na nossa comunidade, de modo a que elas também sintam um tipo de relação, de partilha e de pertença”, sublinha.

A sessão de sábado é um ponto de partida para futuras iniciativas. “A sessão não tem qualquer tipo de organização, porque nós pensamos que o que quer que seja que venhamos a fazer deve ser com eles. Esta sessão é para nos conhecermos e para estudarmos, para criarmos um grupo de trabalho para preparar a segunda sessão”, explica o representante da ACERT.

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela sublinha que esta é uma oportunidade para reforçar a dinâmica multicultural da comunidade. “Temos o dever de criar mecanismos de diálogo para fortalecer relações de amizade. A nossa iniciativa é muito mais uma iniciativa de criarmos novos amigos e de mostrarmos que o Novo Ciclo ACERT é também a sua casa, uma casa que eles podem habitar com propriedade”, conclui.

A participação no “Integremo-nos” é aberta a todos os interessados e será conduzida sem um plano predefinido para permitir que os imigrantes e a comunidade local construam em conjunto o formato das próximas sessões.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar