S
última hora
marchas viseu 2024
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

09.06.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

09.06.25

O futuro do turismo interno passou por Anadia. Durante três dias, mais…

06.06.25
josé carvalho candidato ps sátão
sofia relvas
marco almeida ps mangualde
Companhia Portugueza do Chocolate Prémios AHRESP
pexels-cottonbro-8102626
Semana Cabrito Caramulo apresentação 2025
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Escola de Tondela na final regional de ideias de negócio com projeto para armazenar água da chuva

Escola de Tondela na final regional de ideias de negócio com projeto para armazenar água da chuva

O projeto Eco Rain foi desenvolvido por alunos do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro

 Escola de Tondela na final regional de ideias de negócio com projeto para armazenar água da chuva - Jornal do Centro
10.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Escola de Tondela na final regional de ideias de negócio com projeto para armazenar água da chuva - Jornal do Centro
10.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Escola de Tondela na final regional de ideias de negócio com projeto para armazenar água da chuva - Jornal do Centro

A Região Viseu Dão Lafões vai estar representada na final da décima edição do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, que se realiza esta quarta-feira, na Universidade de Coimbra. O projeto Eco Rain, desenvolvido por alunos do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, foi o selecionado para defender as cores da região nesta iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro, I.P.). O projeto foi o vencedor do concurso de empreendedorismo da CIM Viseu Dão Lafões.

O Eco Rain propõe um sistema inteligente de recolha, armazenamento e gestão da água da chuva, pensado para reduzir a dependência de água potável. Integrando depósitos, sensores e uma aplicação móvel, o sistema permite o controlo manual e remoto da rega de jardins, monitorização da humidade do solo e programação de horários de irrigação. Através de uma API meteorológica, ajusta automaticamente as regas em função das condições climatéricas, promovendo a sustentabilidade ambiental e a gestão eficiente dos recursos hídricos.

A final regional contará com sete projetos finalistas, representantes das diferentes Comunidades Intermunicipais da região Centro. Entre as ideias em competição destacam-se soluções como o VespAlert, um sistema IoT para deteção de vespas asiáticas; a transformação de lixo plástico em filamento para impressoras 3D; a criação de peças de cerâmica ecológicas a partir de cascas de ovo; e um baralho de cartas inclusivo para pessoas cegas ou com baixa visão.

O concurso pretende sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e empreendedorismo, promovendo a criação de ideias de negócio viáveis e o desenvolvimento de uma cultura empreendedora entre os alunos da região Centro.

Ao longo do ano letivo 2024/2025, diversas escolas básicas, secundárias e profissionais dinamizaram ações de sensibilização e concursos intermunicipais, culminando agora nesta final regional, onde será eleito o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2025”.

O júri será composto por personalidades reconhecidas na área do empreendedorismo da região Centro e avaliará os projetos com base na inovação, exequibilidade, impacto no território e qualidade da apresentação.

A sessão decorrerá no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a partir das 14h30, e incluirá momentos de apresentação dos projetos, testemunhos de jovens empreendedores e entrega de prémios.

pub
 Escola de Tondela na final regional de ideias de negócio com projeto para armazenar água da chuva - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Escola de Tondela na final regional de ideias de negócio com projeto para armazenar água da chuva - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar