Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
As obras de requalificação da Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde, já avançaram para a segunda fase num investimento de cerca de três milhões de euros. A empreitada arrancou esta semana e é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Segundo a Câmara, responsável pela obra, a empreitada dá continuidade à primeira fase concluída em 2023, que representou um investimento de 1,6 milhões de euros. No total, o valor das obras, que deverão ficar concluídas até junho do próximo ano, ascende a 4,6 milhões de euros.
“Com estas obras, as futuras gerações terão melhores condições de aprendizagem. Aproveitámos as oportunidades de financiamento que estiveram ao nosso alcance, porque estamos focados numa educação de excelência”, disse o presidente da Câmara, Marco Almeida, na cerimónia de lançamento oficial da empreitada.
O autarca lembrou que a Escola Felismina Alcântara é um estabelecimento “de referência, resultado do trabalho e da dedicação dos seus docentes, não docentes, de todos os colaboradores, pais e encarregados de educação”. “Este é mais um momento marcante na história da nossa comunidade educativa”, acrescentou.
A obra visa requalificar e reorganizar diversos espaços da escola, tornando-a “mais moderna, mais funcional, confortável e mais sustentável, nomeadamente com a instalação de painéis solares”, enaltece a Câmara.
Por exemplo, no refeitório, cujas obras já estão a decorrer e deverão estar concluídas até ao início do próximo ano letivo, vão ser instalados novos equipamentos de cozinha e bar. As portas, janelas e estores serão substituídas e será também aplicado isolamento térmico, além de novas pinturas.
Já no ginásio, será criada uma área com salas gímnicas e os balneários vão ser ampliados, além de instalados sistemas de climatização e renovação de ar.
Nos espaços exteriores, serão reformulados os campos de futsal, andebol, voleibol, basquetebol, a pista de atletismo e a pista de salto. Será ainda construído um novo campo de padel e um circuito de manutenção.
Os espaços desportivos vão ser complementados com bancos, papeleiras, bebedouros e iluminação. Ao nível da eficiência energética e segurança, serão implementadas soluções sustentáveis de climatização e isolamento, e reforçadas as condições de segurança em todo o recinto escolar.