Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Escultura homenageia antigo bispo de Viseu na sua terra natal

Escultura homenageia antigo bispo de Viseu na sua terra natal

pub
 Escultura homenageia antigo bispo de Viseu na sua terra natal - Jornal do Centro
20.07.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Escultura homenageia antigo bispo de Viseu na sua terra natal - Jornal do Centro
20.07.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Escultura homenageia antigo bispo de Viseu na sua terra natal - Jornal do Centro

Mais de oitenta pessoas contribuíram para uma homenagem pública ao antigo bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, que decorreu recentemente em Rio de Mel, no concelho de São Pedro do Sul.

No cemitério da terra natal do bispo emérito que morreu há mais de um ano e meio, foi colocada uma escultura em forma de anjo junto à sua sepultura. A obra é da autoria do escultor Paulo Neves e tem inscrita a frase “Convosco, Por Cristo, Para Todos”.

Fátima Eusébio, que trabalhou com D. Ilídio Leandro no Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, diz que esta peça presta tributo à sua personalidade.

“A contemporaneidade torna este anjo com formas artísticas muito diferenciadas em relação à visão do anjo tradicional, mas é uma modernidade que vai ao encontro da personalidade do D. Ilídio”, afirma.

Fátima Eusébio deixa fortes elogios à figura do antigo bispo, considerando-o como “um homem com uma grande abertura a tudo o que era novidade”.

“Era o gosto por ter precisamente uma mente aberta naquilo no que era diferente e que nunca o chocava. Ele gostava de compreender e dizia que era assim que se avançava, que não podíamos continuar sempre ligados ao mesmo e que temos de nos ir adaptando a nossa relação com a sociedade”, recorda.

O movimento Grupo de Amigos do D. Ilídio Leandro optou por fazer a homenagem nos finais de junho em Rio de Mel, a terra natal do antigo prelado da Igreja Católica.

Fátima Eusébio explica que a escultura foi colocada junto à sepultura “porque não quisemos realmente fazer qualquer intervenção direta na sepultura, porque a campa foi escolhida pelo próprio D. Ilídio para os pais e porque as raízes estão em Rio de Mel”.

Para a própria, o anjo representado na escultura é um anjo “que não pára e protege tanto os sepultados como os vivos”. “Esta é uma peça que, para quem olha, parece que não está acabada e isso é uma forma de convidar-nos a sonhar e a imaginar o que ela poderia ser na sua continuidade”, conclui.

Da recolha de donativos organizada pelo movimento, resultou também uma verba que irá ser entregue a uma instituição social.

D. Ilídio Leandro morreu a 21 de fevereiro de 2020, aos 69 anos.

pub
 Escultura homenageia antigo bispo de Viseu na sua terra natal - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Escultura homenageia antigo bispo de Viseu na sua terra natal - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar