No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Centro Artístico ZABRA apresenta “METAVIOLENCE”, uma nova criação de João Pedro Fonseca, que estreia nos dias 18 e 19 de outubro, às 18h, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego. O espetáculo conta com as vozes em off de Albano Jerónimo e Mariana Monteiro.
Descrita como uma performance teatral híbrida, METAVIOLENCE combina artes performativas e tecnologias avançadas para refletir sobre o colapso da biologia e a ascensão das máquinas. A narrativa parte de um futuro em que a violência é erradicada por um vírus disseminado através da droga VIOL, tornando a humanidade vulnerável e incapaz de resistir.
Nesse cenário, uma entidade tecnológica cria o dispositivo METAVIOL, destinado a recolher os últimos vestígios emocionais do ser humano. “É um espetáculo sobre corpos que já não são feridos, mas lidos, sobre o que resta da humanidade num mundo pós-instinto”, explica João Pedro Fonseca.
A performance propõe uma reflexão sobre o desaparecimento da violência física e os esvaziamento da condição humana num futuro dominado pela inteligência artificial e pela manipulação biotecnologia.