Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Estão abertas as candidaturas ao programa BrightStart da Deloitte para o ano letivo 2025/2026, destinado a estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em Desenvolvimento para Web e Dispositivos Móveis, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, e em Cibersegurança e Telecomunicações, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego.
O prazo de candidatura termina a 8 de agosto para os estudantes de Lamego e a 22 de agosto para os de Viseu.
Segundo comunicado enviado à redação, o programa inclui uma bolsa de estudo de longa duração, com todos os custos académicos assegurados pela Deloitte, “incluindo propinas e taxas de inscrição”. A partir do segundo semestre do curso, os alunos passam também a integrar projetos profissionais, podendo colaborar com equipas da Deloitte em contexto real de trabalho.
“O programa BrightStart da Deloitte apoia estudantes do curso técnico superior profissional (CTeSP) em Desenvolvimento para Web e Dispositivos Móveis, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e em Cibersegurança e Telecomunicações, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego”, lê-se no comunicado.
Desde o início do programa, em 2019 em Viseu e 2022 em Lamego, mais de 90 estudantes da região já foram apoiados. Para 2025, está prevista a integração de 25 alunos em Viseu e 12 em Lamego.
O plano de estudos está alinhado com o calendário letivo e inclui disciplinas como Programação, Tecnologias de Mercado, Tecnologias Emergentes e metodologias ágeis de desenvolvimento de software, no caso de Viseu. Em Lamego, os estudantes vão ter ainda formação em áreas como Internet das Coisas e Ciências de Dados.
Estão agendadas várias sessões de esclarecimento online para candidatos e encarregados de educação. Para os interessados de Viseu, as sessões realizam-se nos dias 22 de julho, 11 e 20 de agosto. Já para Lamego, estão marcadas sessões para os dias 17 e 28 de julho e 6 de agosto. Todas as sessões começam às 18h30 e a inscrição está disponível no site da Deloitte.
Rui Vaz e Pedro Tavares, parceiros da Deloitte, sublinham a importância da iniciativa: “Com o BrightStart, estamos a criar oportunidades reais para que os jovens do interior do país possam desenvolver carreiras em tecnologia sem terem de sair das suas regiões”. Acrescentam ainda que “esta é uma iniciativa que promove a descentralização e contribui para o desenvolvimento económico e social de territórios como Viseu e Lamego”.