pinto balsemão
acervo militar biblioteca
chuva em viseu
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vila nova tazem vinho uvas
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Exército doa acervo editorial à Biblioteca Municipal de Viseu

Exército doa acervo editorial à Biblioteca Municipal de Viseu

Entre as obras, encontram-se séries monográficas, estudos operacionais, catálogos patrimoniais e títulos dedicados à heráldica, logística, unidades militares e património cultural

 Exército doa acervo editorial à Biblioteca Municipal de Viseu
22.10.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Exército doa acervo editorial à Biblioteca Municipal de Viseu
22.10.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Exército doa acervo editorial à Biblioteca Municipal de Viseu

A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, acaba de receber um conjunto de obras do Exército Português, anunciou o Chefe do Estado-Maior do Exército durante a abertura da Expo Exército 2025 que está a decorrer no Pavilhão Multiusos e Campo de Viriato. 

O conjunto de publicações doadas integra o acervo editorial do Exército e é considerado um repositório único no panorama nacional.

“Esta oferta reforça a missão de valorização da memória histórica e da cultura militar, ampliando o acesso público a fontes documentais sobre a história do Exército e de Portugal”, acrescenta nota emitida pelo Exército.

Produzido ao longo de décadas por equipas militares e civis, este acervo combina rigor científico, validação institucional e uma abrangência que cobre da Idade Média à contemporaneidade.

Entre as obras, encontram-se séries monográficas, estudos operacionais, catálogos patrimoniais e títulos dedicados à heráldica, logística, unidades militares e património cultural. A doação concretiza a política de difusão do património bibliográfico do Exército, aproximando o conhecimento histórico da comunidade e reforçando o papel da Biblioteca de Viseu como centro de estudo e preservação da memória nacional.

Entre os títulos doados, destaca-se o livro D. João VI e o Exército, da autoria do professor catedrático Emérito António Ventura, cuja sessão de lançamento decorrerá esta quinta-feira, às 15h30, na Academia Militar, em Lisboa.

A obra analisa as relações entre D. João VI e a instituição militar ao longo de 34 anos de profundas transformações políticas e militares, abordando episódios como as Guerras do Rossilhão e das Laranjas, as Invasões Francesas e a Guerra Peninsular, as campanhas na Guiana Francesa e Cisplatina, e as tensões constitucionais que antecederam a Guerra Civil.

Viseu recebe até sábado varias iniciativas que comemoram o Dia do Exército, entre elas concertos e conferências.

pub
 Exército doa acervo editorial à Biblioteca Municipal de Viseu

Outras notícias

pub
 Exército doa acervo editorial à Biblioteca Municipal de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar