A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Aguiar da Beira celebra este sábado (10 de fevereiro) o feriado municipal, com iniciativas de homenagem e reconhecimento que irão ter lugar nos Paços do Concelho. O programa começa às 10h00, com o hastear da bandeira.
Um dos momentos de destaque das comemorações será a entrega dos prémios de mérito escolar e de acesso ao ensino superior aos melhores alunos de Aguiar da Beira. Para o presidente da autarquia, Virgílio Cunha, a educação continua a ser uma das grandes apostas do município.
“Temos feito um grande investimento ao nível do ensino, desde logo com a implementação de refeições e transportes gratuitos, bem como uso sem custos das instalações desportivas municipais. Estamos agora a terminar o projeto para requalificar a escola e o pavilhão gimnodesportivo, para melhorar as condições de quem aprende e ensina. Acredito que esta aposta tem dado resultados e prova disso é que vamos entregar prémios de mérito aos melhores alunos do 6º, 9º e 12º anos e aos alunos que acederam ao ensino superior”, destacou.
Também serão premiados jovens que se destacaram no desporto. “O mérito desportivo também será destacado e vamos reconhecer os dois jovens que representaram a seleção nacional de orientação, que são do nosso clube, e um guarda-redes júnior que joga no Sporting de Braga e que também foi convocado para a Seleção Nacional”, frisou.
Além do investimento na educação, com as intervenções na escola cuja candidatura deverá ser apresentada em março, Virgílio Cunha afirma que 2024 será o ano das grandes obras no concelho.
“Este será o ano do lançamento das grandes obras no concelho, com um investimento avultado. Estes dois anos foram para a elaboração e estamos agora a fazer a revisão. Além da escola, vamos requalificar as encostas do castelo, um projeto que a vila ambiciona há muitos anos e que só agora há oportunidade para desenvolvê-lo. Temos também o projeto de adaptação do armazém da câmara, a outro complexo para a proteção civil, e melhorar as condições para os funcionários da câmara, pois entendemos que todos merecem trabalhar com condições dignas e são instalações com mais de 30 anos. Está em fase de revisão para depois apresentarmos”, explicou.
Na área da saúde, o autarca explicou que em breve deverá chegar o projeto de requalificação do centro de saúde. “Temos a promessa de que na próxima semana chega o projeto, que é da responsabilidade do Ministério, com a nossa ajuda”.
O autarca destacou ainda uma intervenção que terá um investimento de mais de três milhões de euros na área do abastecimento de água e saneamento numa parte da vila, “e está agora a ser tratado o caderno de encargos para depois ir a concurso público”.
Em jeito de antecipação ao discurso da sessão solene, Virgílio Cunha deixou uma palavra de garantia aos munícipes de que “tal como os antepassados que há 125 anos tudo fizera para serem pessoas livres e senhores do seu futuro, o executivo atual e os órgãos autárquicos continuam com os mesmos princípios e com os mesmos valores, empregando todas as suas forças para que Aguiar da Beira se desenvolva”.
“A população pode contar que estamos a fazer tudo para, por um lado, aproveitar as oportunidades que os fundos comunitários nos proporcionam, e a fazer das fraquezas forças para levar este projeto de desenvolvimento do concelho por diante”, finalizou.
As comemorações vão contar ainda com a intervenção do presidente da Assembleia Municipal, José Alberto Tavares, e com um momento musical protagonizado pela Orquestra de Cordas do Conservatório Regional de Música de Ferreirim, do concelho de Sernancelhe. Depois da cerimónia solene, a Assembleia Municipal de Aguiar da Beira vai reunir-se numa sessão extraordinária marcada para as 11h45.
Integrado no distrito da Guarda, Aguiar da Beira faz parte da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e comemora o seu feriado a 10 de fevereiro porque foi nessa data que, em 1898, o concelho foi restaurado. A vila recebeu o primeiro foral em 1120, no tempo da rainha D. Teresa, que era então a sua regente.
Em 1895, o concelho de Aguiar da Beira foi desclassificado e integrado no de Trancoso durante dois anos. Graças ao empenho de algumas personalidades e à insistência do povo de Aguiar da Beira e das suas freguesias, a 5 de fevereiro de 1898 era lavrada a primeira ata municipal no recuperado concelho.
Durante anos, o feriado municipal em Aguiar da Beira foi comemorado no dia 24 de junho, mas passou depois a ser celebrado a 10 de fevereiro por ser esta a data que representa a recuperação do município.
Com uma população de 5 279 habitantes, o concelho é conhecido pela sua produção de queijo, maçã, castanha e míscaro. Nos últimos tempos, tem-se também destacado como local de competições desportivas, nomeadamente na modalidade da orientação.