Sabia que há, pelo menos, 5 boas razões para visitar São Pedro…
O segundo dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 começou…
O turismo não para e a BTL 2025 também não. Destinos, tendências,…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
A Festa das Cavacas, no concelho de Resende, volta a realizar-se no fim de semana de 29 e 30 de março. O certame, a ter lugar no centro da vila, celebra um dos seus ex-líbris gastronómicos, as cavacas, e outros produtos da região como vinhos, licores, compotas, mel e artesanato.
Em comunicado, a Câmara Municipal – que organiza o evento – realça que a iniciativa reúne “tradição, sabores autênticos e muita animação”, proporcionando aos visitantes “a oportunidade de degustar e adquirir as autênticas Cavacas, confecionadas segundo a receita tradicional, conhecidas pela sua textura leve e cobertura irresistível”.
Além das cavacas e dos produtos locais, a Festa das Cavacas também vai contar com música ao vivo através das atuações de grupos de música tradicional e ranchos folclóricos.
A receita das cavacas, que são feitas quase exclusivamente com ovos e açúcar, é secular e tem sido passada de geração em geração. Depois de metidas as gemas, as cavacas são, depois de cozidas, cobertas com uma calda de açúcar em ponto e farinha, o que lhes dá a cor branca por fora e amarela por dentro.
A Câmara de Resende também realça que, na mesma altura, a paisagem do concelho “ganha um encanto especial” com as cerejeiras em plena floração nas colinas do Douro. As espécies dão depois origem às cerejas de Resende.