5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Agenda » Festival de Sopas regressa a Sernancelhe

Festival de Sopas regressa a Sernancelhe

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
08.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
08.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival de Sopas regressa a Sernancelhe

O concelho de Sernancelhe volta a receber, em finais de fevereiro, o Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, que já vai na sua oitava edição.

O evento está marcado para 25, 26 e 27 de fevereiro no Expo Salão da vila e recupera este ano o formato tradicional com a participação de 16 associações do concelho que irão confecionar os mais variados tipos de sopas.

A última edição ocorreu em fevereiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19. Em comunicado, a Câmara de Sernancelhe garante que o evento volta para “continuar a promover a gastronomia local, em especial a sopa” e também para “renovar hábitos antigos, impulsionar a cultura, o artesanato e as gentes de Sernancelhe”.

Entre as novidades anunciadas pela autarquia, está um desafio que será lançado aos alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas local para “participar em sessões de sensibilização para os benefícios do consumo diário de sopa”.

“Sob o mote ‘Come sopa e a tua vida ganha mais cor’, esta iniciativa começará no dia 21, no Espaço da Castanha e do Castanheiro, e prolonga-se até dia 25”, acrescenta a nota.

Segundo o município de Sernancelhe, está prevista a participação das instituições Associação AMBULA IPSS, Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe, Associação de Caça Távora e Zebreira, Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda, Associação Dinamizadora da Aldeia da Faia, Baldios “Cinco Réis de Gente” do Carregal, Banda Musical 81 de Ferreirim, Casa do Benfica de Sernancelhe, Confraria da Castanha e Escola Profissional de Sernancelhe.

As sopas também serão feitas pelo Grupo Motard de Ferreirim, pela Manta Verde – Associação da Biointerpretação de Lamosa, pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Vila da Ponte, pelo Rancho Folclórico de Sernancelhe, pelo Grupo Motard Amigos Binantes e pela Associação de Melhoramentos da Freguesia de Escurquela. A iniciativa abrirá as portas às 18h00 do dia 25.

O Festival de Sopas vai assinalar também o arranque das comemorações do 30.º aniversário da Festa da Castanha, outro dos eventos típicos de Sernancelhe.

Além das sopas, que podem ser provadas gratuitamente, o Encontro de Ranchos traz atuações do Rancho Folclórico de Sernancelhe, do Grupo Folclórico do Centro de Convívio de Abitureiras (Santarém), do Rancho Folclórico da Boidobra (Covilhã) e do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo) no dia 26.

Já a 27 de fevereiro, tocam os Pauliteiros de Miranda (Miranda do Douro), o Grupo Folclórico de São Torcato (Guimarães), o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda e o Rancho Folclórico das Arnas. Também haverá lugar a uma exposição etnográfica.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar