arquivo_municipal-tondela
EtarCubos mangualde
030624141051c0c954a3a268bfc515e88839a41a25de5bd1b194
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas
aluga-se

Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…

30.06.25

No quinto episódio do podcast Entre Portas, uma produção da Remax Dinâmica…

26.06.25

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

25.06.25
jose_morgado_presidente_cm_vila_nova_de_paiva-4
autarquicas 2025
ps tondela miguel torres
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Festival de Teatro Jovem e Amador regressa a Viseu com 21 peças de teatro

Festival de Teatro Jovem e Amador regressa a Viseu com 21 peças de teatro

Município de Viseu dedica esta 24º edição a Jorge Fraga encenador, dramaturgo e ator, falecido no ano passado. Autarquia diz que energia e criatividade de Jorge Fraga serviram de impulso a muitos projetos que nasceram neste Festival

Diogo Podence *
 Festival de Teatro Jovem e Amador regressa a Viseu com 21 peças de teatro - Jornal do Centro
05.05.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Festival de Teatro Jovem e Amador regressa a Viseu com 21 peças de teatro - Jornal do Centro
05.05.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Festival de Teatro Jovem e Amador regressa a Viseu com 21 peças de teatro - Jornal do Centro

O Festival de Teatro Jovem e Amador está de regresso a Viseu e inicia-se já esta quarta-feira (7 de maio) para a 24º edição. Até 7 de junho vão passar pelo palco do Auditório Mirita Casimiro 21 peças de teatro interpretadas por grupos de teatro, escolas e associações do concelho.

Este ano, o município de Viseu dedica o festival a Jorge Fraga encenador, dramaturgo e ator, falecido no ano passado e “cuja energia e criatividade serviram de impulso a muitos projetos que nasceram neste Festival”. “Foi mentor e inspiração para todos os que com ele trabalharam e um dos mais influentes agentes culturais em Viseu, deixando um legado inestimável nas artes cénicas”, refere a autarquia.

Os participantes concorrem pelos Prémios Jorge Fraga para “Melhor Peça”, “Melhor Interpretação” e “Melhor Interpretação Secundária”. Para o melhor texto original, o Município de Viseu reserva ainda o Prémio Osório Mateus, uma das personalidades mais notáveis no estudo do teatro, natural de Viseu.

 O festival arranca com a peça “Quadro Branco Infernal” do Centro Social Cultural Recreativo Desportivo de S. Martinho.

A programação continua com “As histórias que ficaram” da Enérgica – Associação Juvenil de Viseu (dia 8), “Não me cegue” da Escola 2/3 Infante D. Henrique (dia13), “Jeremias e o mar do norte” da Escola Secundária de Emídio Navarro (dia 14) e “A história de Catarina Eufémia” da Escola Lugar Presente (dia 15).

O festival prossegue com a peça “Duplex” da Associação Juvenil Visiunarte (dia 16), “Autor precisa-se” da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Moure de Madalena (dia 18), “A vizinha do Lado” do Grupo Cénico do Orfeão de Viseu (dia 20), “Olhar que não vê” da Associação Cultural Zunzum (dia 21) e a peça “A sala do castigo” do Grupo de Teatro Casa do Sol (dia 22).

A programação de maio fica completa com as peças “O que aconteceu na terra dos Procópios” da Escola 2/3 D. Luís Loureiro (dia 23), “Strip Poker” do Grupo Recreativo Cultural Desportivo e Social de Vila Nova do Campo (dia 25), “Pluft, O fantasminha” (dia 28) e “Refuga” (dia 29) ambos da Escola 2/3 Infante D. Henrique, “Era uma vez” do Colégio da Imaculada Conceição (dia 30) e “Amigo Imaginário” da Associação Desportiva e Cultural de Bassar (dia 31).

O mês de junho inicia-se com a peça “As cigarras Septendecim e Tredecim” da Escola 2/3 Infante D. Henrique (dia 2), “O Zé das moscas” do Colégio Via Sacra (dia 3), “Escudos Humanos” da Escola Lugar presente (dia 5) e “Memórias de uma livraria” do Colégio da Imaculada Conceição (dia 6).

O festival termina com a apresentação da peça “I love celebrities” encenada pelo 1º ciclo do Colégio Via Sacra.

O objetivo principal do festival é “o incentivo às Escolas para que desenvolvam a prática do teatro. O apoio, a valorização e a divulgação do trabalho desenvolvido no campo da produção teatral” afirma a Câmara Municipal de Viseu.

Os bilhetes podem ser adquiridos junto dos grupos responsáveis pelas peças de teatro, previamente ou no próprio dia, hora e local do espetáculo. A entrada de crianças até aos 12 anos será gratuita. Os preços são de 2 euros para portadores do Cartão Municipal Jovem ou Sénior e de 3 euros para maiores de 12 anos.

* em estágio

pub
 Festival de Teatro Jovem e Amador regressa a Viseu com 21 peças de teatro - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Festival de Teatro Jovem e Amador regressa a Viseu com 21 peças de teatro - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar