No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões vai arrancar com o programa de capacitação “Enoturismo no Dão – Qualificar a Oferta”.
A iniciativa será organizada em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, com o objetivo de “agregar valor acrescentado à Rota dos Vinhos do Dão, por via da qualificação da sua oferta de serviços de enoturismo”. O programa começa esta quinta-feira (22 de abril) com ações de formação online destinadas aos agentes económicos do setor e que terão uma forte componente de mentoria individual.
“Além das habituais ações de capacitação coletivas, será dada a oportunidade, a cada um dos participantes, de agendar reuniões de trabalho individuais com mentores que integram a Bolsa de Mentoria deste programa. Este apoio, mais focado e de proximidade, permitirá identificar e dar uma resposta adequada às necessidades específicas de cada um dos produtores”, explicam os organizadores em comunicado.
A CIM Viseu Dão Lafões e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão referem que esta ação visa “conferir ao setor vitivinícola um novo dinamismo, capaz de contribuir, de forma sustentada, para o crescimento e diferenciação da oferta regional de serviços relacionados com enoturismo, valorizando, enquanto proposta de excelência, um dos mais importantes ativos do território, o vinho do Dão”.
Desenvolvido no âmbito do Programa Valorizar, o projeto “Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão” conta com uma dotação financeira de 300 mil euros e envolve os 14 municípios da CIM Viseu Dão Lafões, tendo como parceiros a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, o Turismo Centro de Portugal e a Viseu Marca.