Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
A Freguesia de Côta foi a grande vencedora do Concurso “Rota dos Presépios de Viseu”, distinção anunciada ontem ao final da tarde na cerimónia realizada no antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita. O presépio flutuante apresentado sob o tema “Côta – âncora de vida e memória” conquistou o 1.º prémio, no valor de 1250 euros, pela sua “experiência imersiva”, simplicidade dos materiais e valorização da identidade local.
O 2.º prémio, no valor de 1000 euros, foi atribuído à União de Freguesias de Barreiros e Cepões, enquanto o 3.º prémio, de 700 euros, distinguiu a Freguesia de Repeses e São Salvador. As Freguesias de Ranhados e Ribafeita receberam ainda Menções Honrosas.
A obra vencedora, criada pela ASDRC de Nogueira de Côta e pela Associação de Caça e Pesca de Côta, foi elogiada pelo júri pelo cenário de serenidade que proporciona. “A leveza com que parece flutuar na água, a conjugação com a névoa e o som ambiente e a iluminação simbólica transformam o conjunto num farol de esperança”, salientou.
O presépio de Barreiros e Cepões destacou-se pela criatividade e engenho na construção das peças, produzidas maioritariamente em milho, pela iluminação cénica e pela coesão do conjunto. Já o presépio de Repeses e São Salvador foi valorizado pelo caráter alegre e divertido, fruto da técnica artesanal de crochet, e pela forte participação comunitária envolvida na sua criação.
As menções honrosas distinguiram a originalidade da Freguesia de Ribafeita na manipulação criativa dos materiais e a conceptualização dinâmica e vibrante do presépio apresentado pela Freguesia de Ranhados.
O júri foi composto por Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, pela artista Ana Seia de Matos e pelo fotógrafo José Alfredo. A comunidade também participou, votando através dos “likes” nas fotografias publicadas na página de Facebook do Município de Viseu.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, destacou o papel agregador da iniciativa. “A Rota dos Presépios celebra o Natal e o território, envolvendo freguesias, associações e a comunidade num projeto coletivo.” O autarca sublinhou ainda a escolha do antigo Orfeão para acolher a cerimónia, como forma de valorizar o património histórico da cidade.