A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
A Torre Medieval de Alcofra, em Vouzela, recebe este fim de semana (20 e 21 de julho) a nona Mostra Gastronómica da Sopa Seca.
A iniciativa leva também produtos locais, artesanato, música e visitas guiadas à Torre Medieval. A sopa seca é feita à base de pão e da água do cozido e confecionado na padela (uma púcara de loiça em barro preto) e não na panela, tendo chegado a ser servida só em casamentos.
O programa começa às 09h30 deste sábado com um passeio pelo Trilho da Serra do Caramulo, cujas inscrições já estão fechadas. O certame será oficialmente aberto ao meio-dia, com uma arruada do Grupo de Amigos dos Bombos de Alcofra.
A partir das 15h00, decorre uma tarde cultural com as atuações do Grupo Típico de Talhadas (Sever do Vouga), do Rancho Folclórico Flores da Beira e do Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas e um lanche convívio. Às 18h00, a música fica por conta do DJ Bino.
Já no domingo, vai haver aula aberta de fitness às 09h00 na Torre Medieval. Depois da abertura do certame, atuam a partir das 15h00 o Grupo de Bombos da Corte da Associação de Cambra, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira de Queirã e o Grupo de Concertinas de Alcofra. A mostra gastronómica encerra com um lanche às 18h00.
Além do programa cultural, a sopa seca de Alcofra também pode ser provada em restaurantes nas quais deve ser feita a reserva. Os estabelecimentos aderentes são a Quinta d’Avó (números 232 752 036 e 933 173 570) no sábado e a Casa Arede (232 751 265 e 932 448 552) no domingo.