5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Hospital de Viseu admite problemas na urgência pediátrica, mas espera manter serviço aberto no verão

Hospital de Viseu admite problemas na urgência pediátrica, mas espera manter serviço aberto no verão

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
12.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
12.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Hospital de Viseu admite problemas na urgência pediátrica, mas espera manter serviço aberto no verão

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) diz estar a reunir todos os esforços para manter a urgência pediátrica aberta nos meses de agosto e setembro, apesar dos vários problemas no serviço devido à falta de recursos humanos.

O hospital reconhece dificuldades em completar a escala da urgência pediátrica no período de verão e alerta que, nos últimos anos, “tem-se acentuado a dificuldade de retenção de pediatras, com rescisões de contratos e baixa atratividade de recém-especialistas”.

Atualmente, segundo o CHTV, há 24 especialistas no serviço, mas “apenas 18 médicos contribuem para assegurar a escala, uma vez que há especialistas dispensados da prestação de serviço de urgência por idade, doença ou licenças de maternidade”.

Segundo o hospital, para garantir o número suficiente de profissionais que assegurem a escala é necessário recorrer a horas extraordinárias o que se torna difícil durante o período das férias, até porque, acrescenta, “a maioria dos pediatras recusa a prestação de horas suplementares para além do legalmente consignado, o que constitui um direito legítimo face à sobrecarga laboral”.

“Sendo considerado como condição indispensável à qualidade e segurança dos cuidados pediátricos e neonatais a presença de dois pediatras em cada período de 12 horas, só é possível garantir a escala recorrendo a horas de trabalho suplementar, o que se torna difícil durante o período das férias”, esclarece a unidade hospitalar.

O CHTV assegura ainda que “o Conselho de Administração do CHTV, em articulação com a Direção Executiva do SNS e o Conselho de Administração do CHUC, encontra-se a desenvolver todos os esforços no sentido de manter a Urgência Pediátrica aberta no período do Verão, contando com a colaboração em rede do SNS e recorrendo à prestação de serviços, esperando conseguir manter também o normal funcionamento do Bloco de Partos”.

O hospital alerta ainda para a elevada percentagem de situações pouco urgentes ou urgentes que recorrem às urgências pediátricas. “Atualmente, a percentagem dos episódios classificados como verdes ou azuis (pouco urgentes ou não urgentes) representa mais de metade das crianças atendidas na Urgência Pediátrica do CHTV. Apelamos à população para que, sempre que possível, recorra ao seu médico de família ou à linha SNS 24, evitando sobrecarregar os serviços hospitalares”, finaliza.

Recentemente, vários organismos vieram a público alertar para os vários problemas no serviço de pediatria no hospital de Viseu. A apontou a falta de dezenas de pediatras nos hospitais e o risco de encerramento da urgência em Viseu, já o Problemas nas urgências pediátricas do Hospital de Viseu são ‘retrato de decadência do SNS’, diz sindicato disse que os problemas nas urgências pediátricas são ‘retrato de decadência do SNS’. Também fonte do serviço denunciou a devido à falta de médicos.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar