Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » P. Castelo » Penalva do Castelo: ardeu carro dos bombeiros e vento dificulta combate aos incêndios

Penalva do Castelo: ardeu carro dos bombeiros e vento dificulta combate aos incêndios

Vários incêndios em Penalva do Castelo e Nelas obrigam à dispersão dos meios. Mais de 300 operacionais no terreno

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
16.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
16.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Penalva do Castelo: ardeu carro dos bombeiros e vento dificulta combate aos incêndios

Os bombeiros estão com dificuldade em combater o fogo na zona de Penalva do Castelo por causa do vento e uma viatura de combate aos fogos já ardeu, informaram as autoridades da proteção civil.

O incêndio de Miuzela, que deflagrou 15 minutos depois da meia noite, estava a ser combatido por 132 operacionais, apoiados por 43 viaturas e sete meios aéreos. Houve já a necessidade de retirar veículos e animais que estavam em risco.

O maior problema no combate a este incêndio é o vento, mas também as novas ignições que, entretanto, deflagraram e que obrigam à dispersão dos meios. O autarca de Penalva do Castelo alertou já para a escassez de operacionais, uma vez que os bombeiros têm de ocorrer a várias locais.

Em Penalva do Castelo estão dois incêndios ativos (Miuzela e Valamoso) e novos fogos eclodiram no concelho de Nelas com alguma violência e que envolvem quase uma centena de bombeiros.

O fumo atinge quilómetros de distância. Em Viseu, a cerca de 20 quilómetros, o céu está pintado de cinzento e laranja, o mesmo acontece em localidades próximas, o que dificulta a atuação dos meios aéreos.

 Penalva do Castelo: ardeu carro dos bombeiros e vento dificulta combate aos incêndios

Associação de apoio a animais pede ajuda por causa dos incêndios na região

Com receio que os incêndios ativos, na região, possam alastrar à zona onde está instalado ao albergue do Grumapa (Grupo Mangualdense de Apoio aos Animais), a associação apela à ajuda da comunidade.

“Derivado a vaga de incêndios que se está a ver, estamos preocupados que o fogo chegue ao albergue do Grumapa onde vivem 54 cães”, refere nas redes sociais.

O Grumapa pede que, em caso de emergência, a comunidade se disponibilize com viaturas a ajudar na retirada dos animais e a acolhê-los temporariamente.

Incêndio em Penalva do Castelo mobiliza centena e meia de bombeiros

Um incêndio em Miuzela, concelho de Penalva do Castelo, está a ser combatido por quase centena e meia de bombeiros e é aquele que mais preocupação causa para as autoridades de Proteção Civil no distrito de Viseu.

De acordo com o comando sub-regional Viseu Dão Lafões, o alerta foi dado 15 minutos depois da meia noite.

As chamas estão a consumir mato e os bombeiros no terreno estão a ser apoiados por 41 viaturas.

Ainda de acordo com a página da Proteção Civil, no distrito de Viseu estava ainda em curso um incêndio em Cinfães combatido por 40 operacionais.

Em resolução encontravam-se já os fogos de Urgeiriça (Nelas), Custilhão, Costelo e Mões (Castro Daire).

No total, estavam envolvidos no combate às ocorrências mais de 300 bombeiros.

Também a A25 está cortada ao trânsito na zona de Albergaria-a-Velha, Aveiro, com a GNR a apelar para que os automobilistas não circulem nas zonas dos fogos.

“Os condutores devem abster-se de circular nas vias em direção a Aveiro. É a melhor forma de manterem a integridade física e não colocarem em perigo a vida”, disse à Lusa o major Vítor Ribeiro, da GNR de Aveiro, cerca das 09:00.

Segundo a mesma fonte, as alternativas às três autoestradas cortadas no distrito “são muito voláteis e escassas”.

“Atendendo ao vento e aos focos de incêndio que estão a surgir, é muito difícil darmos alternativas que não coloquem em risco a vida das pessoas. Portanto, o que aconselho neste momento é não circular”, acrescentou.

Segundo a página oficial da Proteção Civil, às 09:45 estavam a ser combatidos três incêndios rurais na região de Aveiro considerados “ocorrências significativas”: em Albergaria-a-Velha, com 57 operacionais, 16 veículos e um meio aéreo; Sever do Vouga, com 164 operacionais, 56 veículos e um meio aéreo; e Oliveira de Azeméis, com 517 operacionais, 164 veículos e quatro meios aéreos.

A Proteção Civil colocou todo o distrito de Viseu em risco máximo de incêndio até quarta-feira, numa altura em que as temperaturas continuam elevadas.

A Proteção Civil também deixou avisos à população para evitar comportamentos de risco. Nos dias de risco muito elevado e máximo, é proibido fazer queimadas extensivas e queimas de amontoados.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar