A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo foram os grandes vencedores da edição deste ano do Festival de Abóboras de Real, com um exemplar com 350 quilos. A corporação perdeu recentemente um veículo no combate aos incêndios e o prémio vai reverter para a compra de uma nova viatura.
A inscrição em nome dos bombeiros foi feita por um produtor que decidiu homenagear os soldados da paz que na última semana travaram uma dura batalha contra os incêndios que assolaram a região de Viseu. O fogo que deflagrou em Penalva do Castelo na passada segunda-feira (16 setembro) destruiu cerca de oito mil hectares no concelho e chegou mesmo a ameaçar a aldeia onde se realizou o festival.
“A ideia até foi da minha esposa, que disse que poderíamos ajudar os bombeiros, inscrevendo a abóbora no nome deles. Liguei à corporação e eles aceitaram”, começou por contar ao Jornal do Centro José Francisco.
O produtor, que é já uma presença assídua no festival, explicou que esta ajuda é “uma gota no oceano”, mas espera que possa servir de inspiração para outras pessoas.
“Vivemos momentos muito complicados no nosso concelho, na aldeia de Real e em tempos como estes temos que ajudar. É uma gota no oceano, mas esperamos que possa inspirar outras pessoas”, destacou.
Os Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo já agradeceram o gesto. “A oferta foi deveras valiosa, pois os Bombeiros tiraram este ano o primeiro prémio das abóboras mais pesadas, 350,50 Kg. O valor do 1° prémio será utilizado para ajudar na substituição da viatura, que perdemos nestes últimos grandes incêndios em todo o concelho”, explicaram.
O festival, que se realizou este fim de semana e que é organizado pela Associação Cultural, Recreativa e Social de Real, contou com a presença de mais de 20 produtores, que participaram em várias categorias. Na abóbora mais pesada, além da abóbora com 350kg, venceram exemplares com 208kg e 181kg.