A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Viseu anunciou o adiamento do Desfile Nacional do Traje Popular Português para 2025. O anúncio foi feito esta tarde de quarta-feira (18 de setembro) e é justificado pelos incêndios que têm fustigado a região nos últimos dias.
A decisão foi tomada em conjunto com a Federação do Folclore Português. O desfile ia acontecer este sábado (21 de setembro), feriado municipal em Viseu, na Feira Franca.
O adiamento do Desfile Nacional do Traje Popular Português, que ia entrar na 27.ª edição, foi decidido “tendo em conta o estado de calamidade decretado em muitos municípios, a previsão de chuva para sábado e a incerteza quanto ao desenvolvimento dos incêndios”.
“Na última semana, o país tem sido fustigado pelos incêndios florestais e os distritos do Porto, Aveiro e Viseu estão a ser particularmente afetados por diversas frentes de fogo, de rápida propagação e difíceis de controlar”, pode ler-se na nota.
Segundo a Câmara de Viseu, a autarquia e a organização consideraram consensual que “deslocar perto de 1.200 pessoas para uma região tão afetada do país não era prudente, tendo sido relevada a segurança dos participantes e dos visitantes do evento”.
Ainda hoje, a autarquia de Viseu também anunciou o cancelamento das iniciativas da Feira Franca até sexta-feira (dia 20). O concerto de Marisa Liz, agendado para o mesmo dia, véspera do feriado municipal, também não se vai realizar.
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Ruas, disse estar “solidário com todos os concelhos e comunidades vizinhas que, neste momento, estão a lidar com estes incêndios, mas também com todo o país”.
“Estamos alerta e atentos a todos e quaisquer desenvolvimentos, através do nosso Serviço Municipal de Proteção Civil, para que possamos agir prontamente e evitar ao máximo o impacto dos incêndios no nosso concelho”, afirmou.
Também por causa dos incêndios, a Câmara de Castro Daire cancelou a edição deste ano da Feira Industrial e Comercial (FICA), que ia arrancar esta quarta-feira. Já em Nelas, foi cancelado o primeiro Encontro Nacional de Bombos, que iria decorrer este sábado na aldeia das Caldas da Felgueira.