Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
As tradicionais Janeiras voltam a sair à rua este sábado e domingo, entre as 15h00 e as 18h00, com a participação de grupos provenientes de várias freguesias do concelho, que irão levar música, cantares e tradição a diferentes pontos da cidade de Viseu.
Serão duas tardes dedicadas à preservação e partilha de costumes associados ao Ano Novo e ao Dia de Reis, através de melodias transmitidas de geração em geração. As atuações decorrem ao longo de dez percursos urbanos distintos, culminando com um encontro final na Praça da República, onde cada grupo interpretará um tema e, em conjunto, será cantada a canção “Maria Fazia Meia”.
No sábado, 3 de janeiro, a partir das 15h00, participam a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Lordosa, o Grupo de Cantorias da Associação de SSRD de Vila Chã de Sá, o Grupo de Cantares da Associação “Os Amigos de Fragosela”, o Grupo de Cantares da Associação de São Pedro de France, o Grupo de Cantares da Associação Folclórica de Pereiras de Bodiosa, o Grupo Etnográfico de Várzea, o Núcleo Musical Amigus Tuna, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Abraveses, o Rancho Folclórico “Costureirinhas de Cavernães”, o Rancho Folclórico da Freguesia de Cepões, o Rancho Folclórico de Moure de Madalena e o Rancho Folclórico de Mundão.
No domingo, 4 de janeiro, à mesma hora, atuam o Agrupamento de Escuteiros 956 de Repeses, a Banda de Música Juvenil, Recreativa e Cultural de Ribafeita, o Grupo de Cantares da ASSOREB, o Grupo de Cantares de Figueiró, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares de São Martinho, a Juventuna da Associação Cultural e Recreativa de Nesprido, o Rancho Folclórico As Cabacinhas de Santiago, o Rancho Folclórico de Carragoso, o Rancho Folclórico do Caçador e a Tunanova de Passos de Silgueiros.
A iniciativa é promovida pelo Município de Viseu e tem como objetivo valorizar as tradições populares e incentivar a participação ativa das associações locais na vida cultural do concelho.