No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Lamego vai celebrar, neste domingo (12 de novembro), o Dia Mundial do Enoturismo em parceria com a Quinta da Pacheca, que estará de portas abertas.
“O público é convidado a entrar para uma visita guiada e prova de vinhos gratuitas numa das propriedades mais conhecidas da região do Douro”, referiu a autarquia, acrescentando que “é necessário efetuar uma inscrição prévia”.
A celebração do Dia do Enoturismo tem como objetivo “valorizar os territórios produtores de vinho através da divulgação da sua cultura, património e tradições”, acrescentou.
Os concelhos de Nelas e Penalva do Castelo também vão assinalar este fim de semana o Dia Mundial do Enoturismo com iniciativas que visam aproximar o público aos vinhos do Dão.
Em Nelas, a Câmara local vai marcar o dia com uma iniciativa este domingo realçando “a rica cultura e tradições locais” e promovendo os produtores de vinho da região. O programa começa às 14h00, com uma concentração no Largo do Escanção, e inclui um roteiro pelas quintas vinícolas da região como a Pedra Cancela, as Adegas Lusovini, o Carvalhão Torto e a Quinta do Mondego e degustações de vinhos e queijos locais.
Às 16h30, vai realizar-se uma caminhada pela Aldeia da Barca, nas Caldas da Felgueira. Meia hora mais tarde, vai haver um magusto e momento musical na associação local. O dia encerra com o regresso ao Largo do Escanção, às 19h00, onde os participantes refletem sobre as experiências do dia.
Já em Penalva do Castelo, a Quinta do Serrado vai receber neste sábado (dia 11) os convidados a partir das 14h00 para um programa marcado igualmente pelas visitas ao Mosteiro do Santo Sepulcro, classificado monumento nacional e que está atualmente em obras de recuperação que deverão ficar concluídas este ano, e às vinhas da Quinta do Mosteiro, além da harmonização de sabores e aromas locais.
O programa inicia com o acolhimento dos participantes na Quinta do Serrado, seguindo-se as visitas: às vinhas da Quinta do Mosteiro, ao Mosteiro do Santo Sepulcro e às instalações da adega, terminando com a harmonização de sabores e aromas locais. Segundo a Câmara de Penalva do Castelo, os vinhos vão assumir destaque neste evento, além dos queijos, enchidos e doçaria.