No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Município de Lamego reforçou as medidas de proteção e bem-estar animal com a instalação de cinco novos abrigos para colónias de gatos de rua, anunciou a autarquia.
As estruturas, construídas em madeira, representam uma “nova abordagem na gestão e cuidado de animais abandonados, contribuindo também para a saúde pública e para uma convivência mais harmoniosa entre as comunidades e os animais de rua”, lê-se no comunicado emitido pela Câmara.
Os abrigos foram colocados em diversas zonas da área urbana de Lamego, como em Paraíso, Monsanto, Rina e Desterro e ainda na freguesia de Britiande.
Segundo a autarquia, estes espaços oferecem proteção contra intempéries e ataques de outros animais, permitindo que os gatos disponham de locais seguros para abrigo e alimentação, resguardados da chuva e do sol.
Além disso, os novos abrigos facilitam o trabalho dos cuidadores informais e a implementação de medidas de profilaxia médico-veterinária, nomeadamente o Programa CED (Captura, Esterilização e Devolução), fundamental para o controlo ético das populações felinas.