No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A vila de Lazarim, no concelho de Lamego, recebe nesta sexta-feira (dia 11) a reconstituição etnográfica da Procissão de São Martinho.
A recriação histórica desta tradição irá ter lugar a partir das 18h30, numa organização do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica – gerido pelo município local – com o apoio da Junta de Freguesia de Lazarim e a participação do Grupo de Teatro Aldeia Verde.
Segundo os promotores, a Procissão de São Martinho era organizada pelas pessoas mais humildes da comunidade local “na qual apenas os homens poderiam participar”.
“Percorrendo as ruas e cantando uma cantiga tradicional, os participantes aguardavam que o proprietário da casa lhes oferecesse um copo de vinho, caso contrário, seria ‘excomungado’”, contam.
A Câmara de Lamego justifica a continuidade da procissão de origem profana pela “importância da preservação e divulgação do património material e imaterial local” e pelo contributo “para uma maior proximidade com a comunidade envolvente” de Lazarim, que é conhecida pelas suas máscaras de Carnaval.