Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
O Festival Fragas Aveloso regressa este verão para a sua 10.ª edição, voltando a reunir as aldeias de Aveloso de Sul e Oliveira de Sul e a cidade de São Pedro do Sul “numa celebração do território, da natureza e das comunidades locais”, refere a organização.
De 16 a 24 de agosto, a programação do festival propõe “encontros únicos” entre ciência, arte, cultura popular e ambiente “num espírito participativo, intergeracional e profundamente enraizado na identidade da região de Lafões”, através de oficinas científicas, cinema ao ar livre, trilhos, piqueniques, visitas guiadas, momentos musicais e encontros comunitários, acrescentam os promotores.
Promovido pela Associação Fragas Aveloso, o Festival Fragas Aveloso pretende ser um “festival de escala humana, que valoriza o património natural da região, promove a coesão territorial, e incentiva a partilha de saberes e tradições das aldeias de São Pedro do Sul”.
O programa arranca a 16 de agosto, às 10h00, com a atividade “Há Vida no Rio” — uma experiência com o selo “Ciência Viva”. A atividade começa com uma visita guiada à Quinta da Comenda, espaço com mais de mil anos de história e produção agrícola biológica, e prossegue até às margens do rio Trouce, afluente do Vouga, onde os participantes poderão explorar os ecossistemas ribeirinhos de forma prática e educativa. O programa inclui ainda um piquenique às 13h00.
No dia 22 de agosto, a Casa da Juventude, no Parque Urbano das Nogueiras, recebe às 18h00 a apresentação pública dos resultados do 1.º Bioblitz Lafões, uma ação de levantamento da biodiversidade realizada no âmbito das primeiras Jornadas do Ambiente de São Pedro do Sul e que contou com o envolvimento de investigadores, biólogos e habitantes da região. Após a apresentação, haverá uma oficina de fotografia de natureza, incentivando todos a continuar a registar a biodiversidade local.
A componente ambiental regressa no dia 23 de agosto, com a realização da iniciativa Ciência Viva “Há Vida no Rio” na Ribeira da Vagem, em Aveloso, a partir das 10h00. Mais tarde, às 18h00, começa uma homenagem a José Pinho no Largo Espírito Santo, em Oliveira de Sul, a aldeia natal da figura marcante da cultura livreira portuguesa que morreu em 2023. Fundador da livraria “Ler Devagar” e do Festival Literário de Óbidos, José Pinho foi uma referência nacional na promoção da leitura e do acesso ao livro, sendo recordado pela sua dedicação à cultura e à sua terra.
O Festival Fragas Aveloso termina a 24 de agosto, com o Largo Espírito Santo a ser transformado num palco de festa e a receber o tradicional arraial da Associação Fragas Aveloso, que conta com a atuação do grupo musical Alafum, que já acumula mais de 40 anos de percurso na preservação e divulgação do património etnomusical de Lafões.
A noite promete convívio, petiscos, bebidas, a tradicional quermesse e o sorteio das rifas da associação. O festival encerra às 21h00 com a projeção ao ar livre do filme “A Savana e a Montanha”, de Paulo Carneiro.
As inscrições para as atividades Ciência Viva já se encontram abertas no site oficial do festival.