joana gomes martins
IP3 santa comba dão
gnr_isolamento_idosos_-10
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinhos adega vila nova tazem
palacio do gelo natal 2 1
Moimenta com Sabor_Maçã2024
Home » Notícias » Diário » Livros, música, cinema e passeios no 10.º Festival Fragas Aveloso em São Pedro do Sul

Livros, música, cinema e passeios no 10.º Festival Fragas Aveloso em São Pedro do Sul

Festival comunitário volta a realizar-se de 16 a 24 de agosto

 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
11.08.25
fotografia: Facebook Associação Fragas Aveloso
partilhar
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”
11.08.25
Fotografia: Facebook Associação Fragas Aveloso
pub
 Livros, música, cinema e passeios no 10.º Festival Fragas Aveloso em São Pedro do Sul

O Festival Fragas Aveloso regressa este verão para a sua 10.ª edição, voltando a reunir as aldeias de Aveloso de Sul e Oliveira de Sul e a cidade de São Pedro do Sul “numa celebração do território, da natureza e das comunidades locais”, refere a organização.

De 16 a 24 de agosto, a programação do festival propõe “encontros únicos” entre ciência, arte, cultura popular e ambiente “num espírito participativo, intergeracional e profundamente enraizado na identidade da região de Lafões”, através de oficinas científicas, cinema ao ar livre, trilhos, piqueniques, visitas guiadas, momentos musicais e encontros comunitários, acrescentam os promotores.

Promovido pela Associação Fragas Aveloso, o Festival Fragas Aveloso pretende ser um “festival de escala humana, que valoriza o património natural da região, promove a coesão territorial, e incentiva a partilha de saberes e tradições das aldeias de São Pedro do Sul”.

O programa arranca a 16 de agosto, às 10h00, com a atividade “Há Vida no Rio” — uma experiência com o selo “Ciência Viva”. A atividade começa com uma visita guiada à Quinta da Comenda, espaço com mais de mil anos de história e produção agrícola biológica, e prossegue até às margens do rio Trouce, afluente do Vouga, onde os participantes poderão explorar os ecossistemas ribeirinhos de forma prática e educativa. O programa inclui ainda um piquenique às 13h00.

No dia 22 de agosto, a Casa da Juventude, no Parque Urbano das Nogueiras, recebe às 18h00 a apresentação pública dos resultados do 1.º Bioblitz Lafões, uma ação de levantamento da biodiversidade realizada no âmbito das primeiras Jornadas do Ambiente de São Pedro do Sul e que contou com o envolvimento de investigadores, biólogos e habitantes da região. Após a apresentação, haverá uma oficina de fotografia de natureza, incentivando todos a continuar a registar a biodiversidade local.

A componente ambiental regressa no dia 23 de agosto, com a realização da iniciativa Ciência Viva “Há Vida no Rio” na Ribeira da Vagem, em Aveloso, a partir das 10h00. Mais tarde, às 18h00, começa uma homenagem a José Pinho no Largo Espírito Santo, em Oliveira de Sul, a aldeia natal da figura marcante da cultura livreira portuguesa que morreu em 2023. Fundador da livraria “Ler Devagar” e do Festival Literário de Óbidos, José Pinho foi uma referência nacional na promoção da leitura e do acesso ao livro, sendo recordado pela sua dedicação à cultura e à sua terra.

O Festival Fragas Aveloso termina a 24 de agosto, com o Largo Espírito Santo a ser transformado num palco de festa e a receber o tradicional arraial da Associação Fragas Aveloso, que conta com a atuação do grupo musical Alafum, que já acumula mais de 40 anos de percurso na preservação e divulgação do património etnomusical de Lafões.

A noite promete convívio, petiscos, bebidas, a tradicional quermesse e o sorteio das rifas da associação. O festival encerra às 21h00 com a projeção ao ar livre do filme “A Savana e a Montanha”, de Paulo Carneiro.

As inscrições para as atividades Ciência Viva já se encontram abertas no site oficial do festival.

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Outras notícias

pub
 Município de Vila Nova de Paiva cria festival para se “colocar no mapa”

Notícias relacionadas

Procurar