A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Mais de 1.000 pessoas participam no 27.º Desfile Nacional do Traje Popular Português, que acontece já este sábado (7 de junho) em Viseu. A iniciativa era para acontecer no feriado municipal do ano passado (21 de setembro), mas foi adiada devido aos incêndios que atingiram na altura a região.
A iniciativa reúne participantes de todas as regiões de Portugal continental e da Madeira, que vão apresentar os “jeitos e preceitos do trajar d’antanho, exibindo as diferenças regionais e a multiplicidade de cores e texturas que constituem o Traje Popular Português”, sublinha a Câmara de Viseu.
Na apresentação da programação de verão de Viseu, realizada na semana passada, o presidente da assembleia geral da Federação do Folclore Português, Ludgero Mendes, destacou a dimensão da iniciativa e sublinhou que o traje é “uma das matrizes mais essenciais” da identidade de cada região, refletindo a “vivência popular”.
O dirigente acrescentou que o desfile “é uma oportunidade para nós constatarmos as realidades caso a caso e, sobretudo, estabelecermos a comparação que existe de uma região para outra”.
“Sem desprimor para as anteriores 26 localidades onde o desfile ocorreu, mas Viseu é uma terra que se justifica e estamos certos que será um momento muito importante na programação desta cidade feliz que é Viseu e também na sua projeção pelo âmbito nacional em termos de etnografia e folclore”, disse ainda Ludgero Mendes.
Já a vereadora da Cultura na Câmara, Leonor Barata, fala de uma “parceria” que enche Viseu de “orgulho” e recorda a “tradição muito rica” do concelho “em termos etnográficos e de cultura tradicional e popular”.
O Desfile Nacional do Traje Português promete valorizar o traje popular “com especial enfoque na realidade cultural e identitária do território de Viseu, integrado na região da Beira Alta, Viseu Dão Lafões e Terras do Demo”, sublinha a Câmara de Viseu, que assinou em agosto do ano passado um acordo de cooperação com a Federação do Folclore para garantir a realização do evento.
O desfile arranca às 21h00 deste sábado, no Campo de Viriato.