totem_en2_agosto2020
Tondela Taça
mortagua taça
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
Oliveiras - Quinta do Malhô
Tony-Carreirajpg
roteiro-caramulo-850x514
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Mais de 170 automóveis alinham na histórica Rampa do Caramulo

Mais de 170 automóveis alinham na histórica Rampa do Caramulo

A Rampa integra o Caramulo Motorfestival que está na estrada este fim de semana

 Mais de 170 automóveis alinham na histórica Rampa do Caramulo
04.09.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mais de 170 automóveis alinham na histórica Rampa do Caramulo
04.09.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mais de 170 automóveis alinham na histórica Rampa do Caramulo

A edição da Rampa Histórica do Caramulo, integrada no Caramulo Motorfestival que está na estrada este fim de semana, volta a apresentar-se como um dos grandes atractivos do evento, reunindo cerca de 170 equipas nacionais e internacionais distribuídas entre as categorias Speedmasters (velocidade) e Chronomasters (regularidade).

Esta edição é marcada pela presença de nomes de relevo como John Watson, antigo piloto de Fórmula 1, a par de consagrados pilotos portugueses como Carlos Palma, Carlos Tavares, Fernando Peres e Nuno Rodrigues da Silva. Também Edgar Fortes regressa à serra do Caramulo com o Renault 5 GT Turbo com que conquistou o título nacional de Velocidade Grupo N em 1985. A lista de pilotos convidados conta ainda com Pedro Salvador, a celebrar os 30 anos de carreira, Vítor Pascoal, que acabou de conquistar, em Julho, a 1.ª Taça de Portugal de Montanha, e ainda Nuno Caetano, o piloto que das duas às quatro rodas tem coleccionado triunfos sobre todas as superfícies.

Entre os automóveis em destaque encontram-se ícones como o FIAT 131 Abarth Rally Grupo 4, o lendário Lancia Stratos HF, o Mercedes-Benz 300 SL “asas de gaivota”, o Ford Fiesta WRC de 2011, o raríssimo nacional Felcom e ainda novidades absolutas como o Lamborghini Revuelto, primeiro híbrido plug-in V12 da marca, bem como o LaFerrari, verdadeiro epíteto da casa de Maranello.

O evento conta ainda com a estreia dinâmica do Adamastor Furia, o novo supercarro português, bem como a exposição dos UMM Dakar que participaram nas edições de 1982 a 1984, num leque de joias sobre rodas que podem ser contempladas nos vários paddocks, com particular destaque para o Paddock #4 by Plenergy, onde se encontrarão reunidos verdadeiros marcos históricos da indústria automóvel portuguesa, como o Alba, de 1952, resultado da visão de António Augusto Martins Pereira, industrial e grande entusiasta do desporto automóvel.

A este alinhamento juntam-se ainda automóveis históricos como o Bentley 3 Litre Speed, o Ford GT40, o Renault 5 Turbo 2 Tour de Corse e, claro, o Jaguar XJR-5 – que marcou a história das corridas de resistência nos anos 80. Exemplos de verdadeiras joias sobre rodas que deliciarão os entusiastas ao longo de todo o fim-de-semana no traçado da prova.

A Rampa Histórica do Caramulo mantém-se como palco privilegiado para os automóveis clássicos, históricos e de competição, reunindo desde os pré-guerra aos superdesportivos contemporâneos, num encontro singular que reforça, ano após ano, o estatuto do Caramulo Motorfestival como o maior evento motorizado em Portugal.

pub
 Mais de 170 automóveis alinham na histórica Rampa do Caramulo

Outras notícias

pub
 Mais de 170 automóveis alinham na histórica Rampa do Caramulo

Notícias relacionadas

Procurar