No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Uma manifestação “por uma floresta segura, contra fogos florestais” vai decorrer em São Pedro do Sul no próximo dia 20 de setembro, às 15h00, com ponto de encontro junto ao Parque das Nogueiras, no Skate park.
O protesto faz parte de uma iniciativa nacional que decorrerá em várias localidades, incluindo Arganil, Braga, Coimbra, Lisboa, Lousã, Odemira, Oliveira do Hospital, Pedrógão Grande, Ponte da Barca, Sertã e Valongo do Vouga.
Na nota enviada à comunicação social, a Floresta do Futuro recorda que “Portugal é o país que mais arde na Europa, e desde há 30 anos que a situação se tem agravado”.
Os organizadores referem ainda que “após o desastre de 2017, ano em que o nosso país presenciou o maior incêndio de que há memória, assistimos, ao contrário do que se esperava, a políticas florestais descoordenadas que impulsionaram ainda mais as monoculturas incendiárias, em vez de um investimento sério no ordenamento do território e nas instituições e estratégias envolvidas”.
Segundo os mesmos, “não é por falta de informação. Os relatórios técnicos dos ‘mega incêndios’ apuram dados, responsabilizações e sugerem soluções. Os governos não os seguiram”.
A mobilização tem como objetivo “fazer ouvir o nosso descontentamento perante a conivência política face à ótica extrativista do território, bem como a vontade de ter uma floresta resiliente e regenerada”.
Entre as reivindicações, destacam-se “mais bosques autóctones” e “reconversão já”, numa ação que, segundo os organizadores, será feita “pelo bem comum: as nossas florestas”.
Em São Pedro do Sul, o protesto terá início com uma concentração de manifestantes na zona contígua ao Parque das Nogueiras e seguirá depois em marcha simbólica, passando pela rotunda principal da Avenida da Ponte, em frente ao Lidl, pelo quartel dos Bombeiros de Salvação Pública e terminando na Praça da República.