Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Auditório Municipal de Sernancelhe recebe no próximo sábado (26 de julho) a apresentação de um livro que confirma o nascimento do Marquês de Pombal no concelho do norte do distrito de Viseu.
A obra “Primeira Biografia do Marquês de Pombal”, coordenada pela professora Alícia Duhá Lose da Universidade Federal da Bahia (Brasil), revela a descoberta de um manuscrito na Universidade de São Paulo, que, entre muitas informações, refere Sernancelhe como o local de nascimento do Marquês de Pombal, sendo que o concelho também era onde, na altura, ficava a casa da sua família.
O secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, vai estar presente na cerimónia que também apresenta o livro “Pombal Edificador”, que reúne dezenas de intervenções que foram proferidas nos Seminários Internacionais de Estudos Pombalinos e que aconteceram em Pombal, Oeiras e Sernancelhe. Entre as intervenções selecionadas para este livro, estão as de Kenneth Maxwell, Carlos Fiolhais, Paulo Almeida Fernandes e Christine Vogel.
A cerimónia está agendada para começar às 18h30.
“Sernancelhe, que é Terra da Castanha, de Aquilino Ribeiro e do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, vê assim confirmada também a naturalidade do estadista Marquês de Pombal, facto que confirma a importância deste território e o contributo que dá, há séculos, para a construção de Portugal”, realça a Câmara.